A Prefeitura de Guarulhos e a Defesa Civil ativaram nesta terça-feira (1º) o Plano Verão 2020-2021, conjunto de ações que visa a evitar a perda de vidas humanas e prejuízos materiais decorrentes das chuvas, que costumam ser mais intensas durante a estação. A previsão inicial é que o plano siga ativo até 31 de março 2021, podendo ser prorrogado de acordo com as condições climáticas.
A coleta de informações é realizada, entre outros meios, através do sistema regulador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), que desencadeia o alerta para enchentes e escorregamentos de acordo com o acompanhamento dos índices pluviométricos. Simultaneamente, as equipes técnicas municipais mantêm atenção especial às áreas de maior vulnerabilidade da cidade. Setor privado e comunidade em geral também podem colaborar com o envio de informações para ampliar a capacidade de enfrentamento das situações de emergência.
Entre outras medidas, o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil envolve identificação das áreas, definição, planejamento e gerenciamento do risco, monitoramento para evitar o aparecimento de novas áreas e novos riscos, eliminação ou minimização dos riscos nas áreas identificadas e melhoria da percepção das comunidades residentes nas áreas afetadas através de sensibilização e empoderamento para o enfrentamento de desastres.