Variedades

Histórias de estradas brasileiras

O escritor Ivan Santanna mostra várias hiostórias que surgem quando caminhoneiros param em bares e restaurantes nas estradas cheias de relatos, sotaques e saudades

São muitas as histórias contadas por caminhoneiros que percorrem as nem sempre seguras estradas por todo o território nacional. Basta parar em postos de combustíveis ou restaurantes de beira de estrada para ouvir diferentes relatos, sotaques, lembranças e muita saudade dos familiares, já que boa parte das horas destes caminhoneiros é vivida no asfalto e nem sempre é possível levar as famílias junto.

O escritor Ivan Santanna, que já tencionava escrever um romance policial sobre um risco comum vivido pelos caminhoneiros em todo o Brasil: os roubos de carga. E o autor se aventurou em uma viagem, de carona, partindo de São Paulo até Rondônia, onde ouviu diversas histórias, presenciou situações arriscadas que culminaram em "Carga Perigosa", uma obra que mistura ficção e histórias reais.

Dimas de Souza é um caminhoneiro de 55 anos, mineiro de Governador Valadares, que vive de levar cargas de um estado a outro em todo o país, mas que sabe dos riscos de certas cargas como acetona e pneus, consideradas extremamente valiosas para os ladrões de estrada.

Cargas de acetona, por exemplo, eram o principal alvo de cartéis de drogas da Bolívia, que usavam o líquido para o refino de cocaína, o que faz com que o preço aumente de forma exorbitante. Junte isso à necessidade dos caminhoneiros de arcarem com altos custos, pois cada viagem exige um investimento significativo em óleo, que raramente é pago pelos agenciadores de frete. E ainda a policiais civis e rodoviários federais corruptos, que aliam-se aos ladrões de carga em busca de uma gorda porcentagem dos valores pagos pelos traficantes.

Entre rebites (comprimidos utilizados pelos caminhonheiros para permanecerem longos períodos sem sono), amores verdadeiros (como o do casal Aderaldo Barbosa e Maria da Consolação, que tornaram a cabine do caminhão sua casa) e uma trama envolvente, surge a figura de uma repórter, Sandra Molinaro, obcecada por reportagens polêmicas e que causem repercussão.

Após a veiculação de uma matéria no telejornal da noite, na qual mostrou a morte de uma mulher à espera de atendimento em um hospital público, sua próxima missão é retratar justamente o roubo de cargas em uma grande reportagem.

Sem pudores e disposta a tudo, inclusive utilizando-se de seus dotes femininos, para conseguir seu objetivo, a jornalista enfrenta a direção da emissora e o que for necessário para colocar mais um trabalho significativo em seu currículo. Mas ela não esperava que fosse se envolver a ponto de colocar a própria vida em risco, junto a Dimas, Aderaldo, Maria da Consolação e até caminhoneiros que, sem trabalho, se arriscam no comércio ilegal de desvio de mercadorias.

 

Carga Perigosa

Autor Ivan Santanna

Editora Objetiva

Páginas 313

Custo Médio R$ 39,90

Ano 2002

Posso ajudar?