Variedades

Pisos de concreto: alternativa estética em áreas residenciais

Facilidade na instalação e remoção são algumas das qualidades da técnica

Uma alternativa sustentável para economia de recursos, que ganha cada vez mais espaço também nas áreas de lazer das residências são os pavimentos à base de concreto – como o intertravado e as placas de concreto – utilizadas em calçadas e estacionamento.

Segundo o engenheiro Ricardo Moschetti, gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), as vantagens como facilidade de instalação e remoção, a qualquer tempo, sem geração de resíduos, soma-se a estética de diferentes cores e formatos, o que, com criatividade, personaliza o ambiente de acordo com o gosto do proprietário do imóvel.

Do ponto de vista arquitetônico e paisagístico, a multiplicidade dos formatos, cores e texturas dos blocos de assentamento é grande aliada para compor paisagens urbanas e residenciais mais bonitas e versáteis, permitindo composições como a de mosaicos e desenhos geométricos.  

De acordo com Moschetti, o uso do pavimento intertravado e das placas de concreto permite que obras de manutenção e infraestrutura sejam realizadas sem a necessidade de quebra do piso, além de não gerar resíduos sólidos e não exigir insumos para sua recolocação.  "Quando se pensa no número de subsistemas existentes sob o calçamento de uma residência, como tubulações para captação e distribuição de água ou gás, esses pavimentos, além de economia no bolso, geram um ganho funcional incomparável."   

As peças pré-moldadas que compõem esses pisos são aplicadas sobre uma camada de areia para assentamento e uma camada de base. Do intertravamento de uma peça a outra, como em um quebra-cabeças, vem o nome do pavimento intertravado. No caso das placas de concreto removíveis, também não existe tempo de cura, o que facilita o conserto e a limpeza logo após a obra.

Os cuidados no uso

Ricardo explica que os cuidados a serem observados no uso desses pavimentos são o alinhamento das peças e o arremate dos cortes – quando necessário-, para se ter um acabamento primoroso. "Também devem ser observadas se as peças de concreto a serem utilizadas na colocação do piso atendem às especificações da NBR 9781. Esta norma especifica uma resistência mínima de 35 MPa para as peças de concreto. Essa resistência é importante, haja vista o uso em pátios residenciais para estacionamento", alerta o engenheiro.

A execução do intertravado ou das placas de concreto é similar a de qualquer outro tipo de pavimento, à exceção da camada de revestimento. Para aplicação, são feitas contenções laterais, que proporcionam o travamento das peças e garantem a estabilidade e funcionalidade do pavimento. 

"Além da beleza, a praticidade na instalação e a fácil manutenção do piso, cuja limpeza pode ser feita com água e sabão, são outros atributos que têm conquistado os consumidores. À funcionalidade soma-se ainda o fato de os pavimentos serem antiderrapantes, em função das rugosidades na superfície. Em áreas de banho, esta é uma característica indispensável para evitar quedas", completa o engenheiro.

Posso ajudar?