A Eaton, empresa global de gerenciamento de energia, traz para Guarulhos o projeto educativo multimídia MegaFauna, apresentado pelo pesquisador e produtor Tulio Schargel. O projeto foi preparado para levar às crianças e adolescentes informações sobre animais da pré-história que viveram nas Américas, principalmente no Brasil. As apresentações se dividirão entre escolas e espaços públicos de cultura, e ocorrerão entre os dias 17 de outubro e 21 de novembro. Além de abertas ao público, as palestras são gratuitas.
Para captar a atenção dos espectadores, Tulio mistura filme, exposição museológica e painéis informativos. Todo material apresentado foi obtido após uma minuciosa pesquisa paleontológica no Poço Azul, localizado na Chapada Diamantina, na Bahia. O Poço Azul consiste numa caverna submersa, que abrigou durante milhares de anos ossos de animais extintos, como a preguiça gigante e o tigre dentes de sabre.
“É uma fauna muito rica, mas que pouca gente conhece. Assim que o filme ficou pronto, percebi que tinha em mãos uma ferramenta muito útil para educação. E independente da idade, os espectadores se surpreendem com as informações” comenta Tulio. A meta do projeto é realizar 85 palestras entre 2013 e 2014 para atingir 10 mil crianças. Ao final de cada apresentação é doado um acervo de 11 livros ligados ao tema para integrar a biblioteca da escola ou Centro Cultural.
A primeira parte conta com a apresentação do documentário “O Brasil da Pré-História, o Mistério do Poço Azul”, uma coprodução entre Grifa e Marca D’água com a produtora francesa Gedeon Programmes. O filme mostra como foram encontrados cerca de 4 mil ossos coletados, que pertencem a mais de 45 espécies diferentes de animais extintos bem como animais da fauna ainda existente. Depois, os espectadores acompanham a apresentação de Tulio, que é complementada por painéis que reproduzem os animais em tamanho real e réplicas de fósseis. No encerramento, haverá entrega de 11 livros didáticos ligados ao tema.
Em agosto de 2007 o filme foi apresentado no Canadá e depois em mais 62 países (França, Alemanha, Bélgica, Austrália, China, EUA, etc.). Em fevereiro de 2011 estreou no Brasil pelo canal National Geographic. Dois prêmios internacionais já foram entregues aos produtores: o Prêmio Especial de Juri para divulgação cientifica (Espanha) em 2009, Golden Dragon Award (China) em 2008 e Medalha de Ouro no AMIF (França) em 2007.
Apresentações
Guarulhos
17/ outubro – CEU Vila Paraíso, Pimentas, às 8h e 14h
27/outubro – Teatro Adamastor Pimentas, às 11h, 15h e 18h
06/novembro – Teatro Nelson Rodrigues, Vila Galvão, às 10h, 14h30 e 18h
07/novembro – CEU Otawa – Jd Otawa em Cumbica, horários a confirmar
18/novembro – CEU Parque São Miguel, Pimentas, horários a confirmar
19/novembro – CEU Presidente Dutra, Jardim Presidente Dutra, às 7h, 11h e 14h
21/novembro – CEU Cumbica, Cumbica, às 10h, 13h e 16h