Variedades

GRU Airport realiza exposição sobre a Copa no Terminal 3

Mostra coletiva retrata o futebol na visão de artistas plásticos brasileiros e italianos

Até o dia 11 de junho, quem passar pelo novo terminal de passageiros do GRU Airport poderá conferir a exposição Bate-bola: embarque de uma paixão, que retrata o futebol sob diferentes linguagens artísticas. A exibição faz parte de uma série de ações que o aeroporto prepara para a Copa do Mundo e marca a inauguração da principal obra de infraestrutura aeroportuária do Brasil.

A mostra, realizada no saguão de embarque do TPS3, apresenta o futebol sob a ótica de artistas do Brasil e da Itália, países com fortes laços culturais com o esporte. São esculturas, pinturas, fotografias e desenhos que refletem os diferentes momentos e emoções que uma partida pode transmitir. A maioria das peças, todas assinadas por nomes renomados no mundo da arte, será apresentada ao público pela primeira vez.

Entre os artistas convidados, está Inos Corradin, pintor e escultor ítalo-brasileiro com mais de 400 exposições em 60 anos de carreira. Além da série de esculturas sobre a harmonia da relação homem-bola, o público poderá visitar a tela Gool!, um dos trabalhos mais famosos do pintor. No ano passado, Corradin foi condecorado com a insígnia “Città de Padova”, pela cidade italiana devido à contribuição cultural. Em 2011, foi homenageado na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a exposição “Gabinete Inos Corradin”. Sandro Corradin, filho de Inos, expõe seu estilo jocoso e crítico no quadro Construção, cuja técnica também o consagrou como um dos principais nomes da arte brasileira contemporânea.

A mostra conta também com os trabalhos de Adélio Sarro, pintor brasileiro que já exibiu telas em duas edições do Fórum Econômico Mundial, em Davos, e no Palácio das Nações, em Genebra, ambos na Suíça. Sarro expõe a inédita coleção Futebol, obras que adotam as nuances de tons para resgatar os aspectos emocionais e humanistas do esporte. Já Piero Mastroberardino, desenhista e empresário italiano dono da famosa marca de vinhos que leva seu nome, traz pela primeira vez para fora da Itália a série de desenhos sobre a poesia de cada lance de um jogo.

Também participam Antonio Espinoza, escultor brasileiro, autor de monumentos públicos em São Paulo e Fortaleza, Michelle Angelillo, fotógrafo italiano que já foi destaque em museus e galerias das principais capitais brasileiras e em cidades como Roma e Palermo, na Itália, e Bucareste, na Romênia, além de Milton Limaeyro, que exibe as inéditas telas Pelé e Garrincha, sobre simbolismo dos atletas para o país no primeiro título mundial, em 1958.

Serviço:

Bate-bola: embarque de uma paixão

Visitação: até o dia 11/06

24 horas

Entrada gratuita

GRU Airport – Terminal 3 – Saguão de embarque

Posso ajudar?