Uma das marcas mais valiosas do mercado de luxo, a Gucci acaba de inaugurar o ArtLab, um espaço em Casellina, nos arredores de Florença, pensado para alavancar os processos criativos e de inovação da grife italiana. Com uma área de mais de 37 mil metros quadrados e mais de 800 colaboradores, o espaço reunirá o centro de trabalho artesanal industrial a um laboratório de experimentação, com o objetivo de desenvolver novas ideias para artigos de couro e sapatos.
A iniciativa surge como uma forma de atender a alta demanda por produtos da Gucci, que quase dobrou nos últimos três anos, desde que o estilista Alessandro Michele assumiu a direção criativa. A etiqueta é hoje a de maior faturamento dentro do grupo francês Kering, que engloba também marcas como Saint Laurent e Balenciaga.
Para Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, “a inauguração do Gucci ArtLab representa definitivamente uma das conquistas de maior destaque na jornada sem precedentes da Gucci nos últimos três anos, e um dos mais significativos investimentos industriais atualmente em nosso país.” Segundo ele, o projeto é uma “comprovação da crença em criatividade, trabalho artesanal, inovação, tecnologia e sustentabilidade” da grife.
Toda a decoração segue o característico estilo de Michele – multicolorido e extravagante. Na fachada do edifício, estão painéis com obras de artistas como Coco Capitan, Angélica Hicks e Unkilled Worker, colaboradores frequentes da marca.