Há um ano iniciei a escrever neste espaço semanalmente atendendo ao honroso convite da direção do jornal que iniciava uma nova fase, alterando seu formado e ampliando a sua distribuição em nossa cidade.
Trata-se de um interessante desafio. Deste a escolha do tema semanal, a colocação das palavras corretas no texto para que expresse com clareza as ideias, até a revisão final para, finalmente, vê-lo publicado e poder ouvir a opinião dos leitores.
Foram diversos temas quase sempre relacionados a Guarulhos. Procurei despertar alguns assuntos que fazem parte de nosso cotidiano e precisam ser debatidos pela sociedade.
Abordei questões de planejamento urbano, a análise dos novos consumidores e empreendedores que chegam à cidade, a questão do turismo, a segurança pública, o atendimento e a qualificação em nossos estabelecimentos comerciais, o uso das novas tecnologias e das redes sociais. Temas mais abrangentes como a necessária reforma política, a impunidade, a carga tributária insuportável, entre tantos outros, acabaram resultando em quase 50 artigos.
Pessoalmente este compromisso com a coluna e os leitores tem permitido uma maior reflexão sobre estes temas e principalmente sobre o futuro de nossa cidade e da sociedade. Escrever é bem mais difícil do que falar. Quando falamos, mantemos contato direto com o nosso ouvinte, é quase sempre “on-line”, sendo possível identificar se a comunicação está clara e compreensível.
Quando escrevemos não sabemos sequer quem é o leitor, quando ele irá ler nosso artigo e nem mesmo como será sua interpretação.
Escrever tem sido uma gratificante experiência, especialmente quando o tema atinge o objetivo e contribuir para o debate e quando percebemos que muitos leitores comungam das mesmas ideias e se dispõem a comentar e a contribuir com novas análises. Uma sociedade precisa de diversos pontos de vista para que se promova a escolha o melhor caminho. Agradeço a equipe do HOJE pela experiência de expressar minhas opiniões e pensamentos para milhares de leitores.
Wilson Lourenço
Vice-Presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)