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Tecnologia a serviço da população

Uma experiência tecnológica em Boston, cidade nos Estados Unidos com cerca de 620 mil habitantes está revolucionando a vida de seus moradores e permitindo que o governo municipal consiga mais rapidamente atender suas demandas.


 


Sempre defendi que uma gestão pública eficiente deveria ser o objetivo de todo administrador, para que os recursos arrecadados pelos impostos possam ser muito bem gastos e, quem sabe, a longo prazo, reduzidos.


 


Por meio de um aplicativo para telefone celular, a prefeitura municipal recebe as informações sobre os problemas da cidade que são encaminhadas pelos moradores diretamente para os responsáveis em solucioná-los. O sistema recebe diversas reclamações tais como necessidade de limpeza em vias, coleta de lixo, remoção de pichações, manutenção da sinalização de trânsito, da iluminação e de buracos na vias e calçadas.


 


O cidadão ao identificar um problema, aciona o aplicativo, fotografa o problema, identifica o local exato por meio do GPS do aparelho celular e por fim encaminha para as autoridades podendo ou não se identificar. Posteriormente, é possível acompanhar como está sendo tratada a sua reclamação e encaminhá-la para as redes sociais. Todas as reclamações são registradas e acompanhadas por todos os usuários, sendo possível avaliar quanto tempo a providência demorou para ser solucionada!


 


A administração de uma grande cidade precisa utilizar a moderna tecnologia para se aproximar da comunidade. É inacreditável que uma cidade como Guarulhos não tenha uma ouvidoria ou um site para que a população possa encaminhar suas reclamações e sugestões para uma cidade melhor.


 


Quando um problema é rapidamente identificado todos ganham. A comunidade que tem a atenção do poder público e por outro lado o poder público que consegue direcionar melhor seus recursos de manutenção evitando desperdícios.


 


Neste ano teremos eleições municipais. É importante que os eleitores reflitam sobre as melhorias que nossa cidade precisa e questionem seus candidatos sobre o que pretendem fazer para melhorar o modo de governar.


 


Wilson Lourenço


Vice-presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

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