A segunda data mais importante para o comércio – atrás apenas do Natal – se aproxima: o Dia das Mães. O comércio pela internet deve movimentar mais de R$ 1 bilhão, 15% acima do registrado em 2012, segundo a consultoria e-bit. Os shoppings preveem aumento de 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop).
Você já preparou a sua loja (o site também) para aproveitar a data? Como em qualquer ocasião de apelo comercial forte, essa ação vai além de colocar uma faixa alusiva ao dia na fachada ou decorar a vitrine com motivos afins.
Falando em vitrine, saiba que ela tem aproximadamente 30 segundos para chamar a atenção do público. Seja ousado, mas sem excessos ao montá-la. Exageros viram poluição visual. Explore a iluminação na área frontal da loja, com cores e letreiros. Valorize este espaço.
As pessoas querem um lugar confortável para comprar. Se o consumidor escolheu entrar no seu estabelecimento, não o espante. Elimine barreiras físicas que atrapalham a circulação (inclusive dos cadeirantes) ou a visualização dos produtos. Mantenha a temperatura entre 22 e 26 graus e providencie aromatização agradável. Cuidado do som ambiente, ele nunca deve ser um incômodo.
Considere estender o horário de funcionamento. Para decidir, observe o comportamento dos clientes e veja se há necessidade.
Monte kits promocionais, dê brindes, ofereça descontos para compras acima de determinado valor e não deixe o consumidor tomar chá de cadeira na fila do caixa ou do pacote. A demora para pagar e pegar o que comprou irrita qualquer um. Isso faz parte do atendimento.
Oriente seus funcionários para seguirem um procedimento padronizado, mas não robotizado. A equipe deve ser atenciosa, simpática e tem de demonstrar interesse real em auxiliar quem chega. Ufa!
O consumidor pode entrar na sua loja pela primeira vez em uma data comemorativa, mas a experiência de compra é que o fará retornar. É a hora de conquistá-lo. Medidas adotadas para um dia especial podem ser incorporadas definitivamente, melhorando o negócio. Se para este Dia das Mães você não planejou nada especial, comece já a pensar nas próximas ocasiões.
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP