Há seis anos a Prefeitura de Guarulhos inaugurava na cidade um novo sistema para o estacionamento rotativo, mais conhecido como Zona Azul. A folhinha que marcava o dia, horário e o tempo em que um veículo ficaria estacionado nas vagas demarcadas foram substituídas por parquímetros. À época, a fiscalização era feita por funcionários da Proguaru, que foram dispensados e o trabalho passou a ser realizado por agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito.
O novo estacionamento rotativo, com certeza, foi um importante passo para a melhoria do serviço que, anos mais tarde, adotou a Zona Azul Online, sistema que utiliza pontos comerciais e aplicativo para celulares para vender os créditos aos motoristas. Só que, a tecnologia adotada atualmente tem causado transtornos para a população, já que apenas 59 estabelecimentos são credenciados pela Prefeitura. Encontrar uma loja hoje na região central tem sido uma tarefa muito difícil, deixando muitos motoristas a mercê dos agentes de trânsito, ansiosos em aplicar multas.
Quando se consegue achar um estabelecimento o usuário, por muitas vezes, se depara com a queda do sistema. Ao recorrer aos parquímetros, que ainda se encontram instalados nas calçadas, outro problema: muitos não estão se quer funcionando. O mesmo ocorre com o aplicativo nos celulares, que também apresenta falhas na hora de realizar uma compra. Sem a velha folhinha, sem o parquímetro e sem a Zona Azul Virtual. Como opção, os motoristas terão os estacionamentos particulares.
E para completar. Algumas vias ainda têm que conviver com os flanelinhas que, mesmo com o fim dos talões de Zona Azul, se reinventaram e passaram a sobreviver do comércio dos créditos do estacionamento rotativo acima do valor oficial.
A Prefeitura de Guarulhos, que terceiriza o serviço, precisa, urgentemente, aumentar o número de pontos de vendas e melhorar o sistema. A ACE-Guarulhos se coloca a disposição para ajudar, pois o que objetivamos é que o serviço de Zona Azul alcance a excelência desejada pelos usuários.
Jorge Taiar
Presidente da ACE-Guarulhos