Terminou o 1º trimestre e as notas chegaram! Momento de pensar… O que o aluno fez para alcançar resultados negativos/produtividade baixa/mau desempenho. Provavelmente o estudante não deu o seu melhor, faltou dedicação e atenção nas aulas, estudo diário ou um distúrbio de aprendizagem. Para recuperar essas notas, é necessário mudar o comportamento. Dar importância para as matérias/disciplinas e participar das aulas com atenção, já sanando as dúvidas e estudando dias antes das próximas provas. Se preciso, contar com a ajuda de aulas particulares e obter um atendimento individual. Os pais são fundamentais durante o processo. Devem acompanhar os estudos dos filhos e dar apoio, ajudando-os a reestruturar os horários de estudo para conseguirem recuperar nos próximos dois trimestres o mau desempenho que tiveram no 1º trimestre do ano.
Os pais devem procurar a escola, a professora e a coordenadora, para tentar entender os maus resultados, algo não vai bem. O aluno precisa de silêncio em casa para estudar e estar disposto a aprender. Procurar fazer resumos, pois escrevendo fica mais fácil para gravar o conteúdo. Dedicação total, sem passeios nesse período.
Possíveis causas para os resultados negativos/baixa produtividade:
- Falta de atenção e concentração na aula, preguiça;
- Não priorizar o estudo e as lições de casa/trabalhos;
- Dificuldade em assimilar os conteúdos, devido algum distúrbio de aprendizagem (dislexia, dislalia, alteração no processamento auditivo, hiperatividade, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, autismo leve e outras disfunções.).
- Ambiente familiar perturbado;
- Excesso de faltas;
- Relacionamentos com os colegas.
Karem Cristina Moreno Trigueirinho é Professora/ Psicopedagoga/ Psicóloga do Colégio São Judas, em São Paulo.