Economia

PIB paulista atinge R$ 1,2 trilhão em 2010

Os resultados consolidados do Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo para 2010 mostram crescimento real de 7,9% em relação ao ano anterior, superior ao do total do país (7,5%)

Em termos nominais, o PIB paulista atingiu o valor de R$ 1,25 trilhão. O estudo é elaborado pela Fundação Seade em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Na divisão por setores da economia, destaca-se o comportamento do Valor Adicionado – VA da indústria, com crescimento de 9,6%, seguida pelos serviços (6,2%) e pela agropecuária (4,9%).

O desempenho da indústria refletiu o comportamento expressivo dos seus subsetores: extrativa mineral (10,2%); indústria de transformação (10,1%); construção civil (9,4%); e produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (5,7%). A evolução da indústria de transformação foi explicada, em parte, pela base mais baixa de comparação de 2009, quando a economia brasileira sentiu os efeitos da crise financeira mundial.

O Valor Adicionado do setor serviços cresceu 6,2%, com destaque para intermediação financeira, seguros e previdência complementar e o comércio, cujos VAs elevaram-se em 9,9% e 9,8%, respectivamente.

O crescimento do VA da agropecuária paulista, por sua vez, resultou do bom desempenho das culturas de café, laranja e cana-de-açúcar.

Posso ajudar?