Economia

Vendas da Danone somam 5,42 bi de euros no 3º trimestre

A Danone registrou um volume de vendas de 5,42 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2014, alta de 3% em relação ao período anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 15. O resultado supera as expectativas de analistas. Nas vendas orgânicas, que eliminam as oscilações cambiais e aquisições, as vendas aumentaram 6,9% no trimestre, impulsionadas principalmente por uma recuperação na Ásia e pelo crescimento das unidades de água e de nutrição.

A empresa confirmou sua meta de crescimento de 4,5% a 5,5% em vendas orgânicas no ano. O grupo também estima que a margem de lucro encerre o ano estável, após queda drástica no primeiro semestre.

A Danone tenta se recuperar de uma série de problemas enfrentados nos últimos anos, a começar pelos efeitos da crise econômica na Europa, alertas de segurança alimentar na Ásia, inflação dos preços do leite, volatilidade das moedas de mercados emergentes e tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia.

No terceiro trimestre, a empresa se beneficiou de uma base de comparação muito baixa para produtos de alimentação infantil. No verão do Hemisfério Norte, a Danone teve que retirar milhares de unidades de fórmula infantil de oito mercados asiáticos, após um de seus maiores fornecedores, Fonterra, emitir um alerta de segurança alimentar, o que fez as vendas caírem cerca de 70% em alguns países. Depois, foi confirmado que os produtos eram seguros para consumo.

“Erradicamos os efeitos da crise fora da China”, disse o diretor financeiro (CFO) da Danone, Pierre-André Térisse. “No mercado chinês, estamos progredindo bem.”

Com a recuperação do mercado de alimentação infantil, a empresa passa a enfrentar maior pressão na unidade de produtos lácteos frescos. A Danone cortou gastos na Europa para aumentar o lucro desses produtos, o setor de maior peso nas vendas e receitas. O segmento de laticínios frescos foi prejudicado pela preferência dos consumidores por produtos mais baratos devido à crise. A empresa também lançou novos produtos para recuperar participação de mercado.

No último trimestre, a Danone também enfrentou dificuldades no mercado dos Estados Unidos, com maior concorrência. As vendas no país ficaram estáveis, segundo Térisse. O diretor também apontou uma redução de vendas na Ucrânia, consequência do conflito com a Rússia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?