Esta é a 260a coluna que escrevo neste Guarulhos Hoje, que acaba de completar um ano de uma longa e promissora existência. E é, também, a última.
A partir da próxima edição, que circulará na terça-feira, este colunista não fará mais parte desta família que escreve o mais importante veículo de comunicação da segunda cidade do maior Estado do País. Com novos desafios profissionais à frente, deixo os colegas e a companhia diária de leitores que ajudaram a construir este Painel Político desde 4 de março de 2008. Os e-mails, telefonemas e sugestões foram importantíssimas para a produção deste espaço.
Despeço-me na certeza de deixar para trás amizades verdadeiras e profissionais que saberão conduzir com maestria as páginas do GH no caminho de um sucesso cada vez maior. Um grande abraço a todos e até logo.
Reticências…
Se a coluna Painel Político deixa o GH, o experiente jornalista Pedro Notaro ocupará este espaço já a partir da próxima edição, na terça-feira, 14, com a coluna política Reticências…
Agradecimento
Antes das derradeiras notas políticas, porém, um agradecimento. Não poderia deixar de ressaltar o voto de confiança depositado em mim por Ernesto Zanon, Danilo Sanches e Luciano Maciel durante a montagem do projeto deste GH. Isso sem contar o companheirismo de todos os que conviveram comigo nesses quatro anos de empresa: repórteres, fotógrafos e demais funcionários. Obrigado por tudo!
Lenga-lenga
Lembra da velha história da nova sede da Câmara Municipal? Pois bem. Se você desta vez acreditou que a obra da casa própria do Legislativo sairia do papel – na praça das Pedras, no Macedo -, foi enganado de novo. O presidente da Câmara, Alan Neto (PSC), está convencido de que precisará usar muito dinheiro (público) para construir a nova Casa de Leis no Macedo, além de, paralelamente, continuar pagando o aluguel da atual sede. Ele acredita que o limite do duodécimo – verba repassada à Câmara pela Prefeitura – não permitirá tal investimento.
Lenga-lenga 2
O atual estágio da questão, segundo o próprio Alan, é o seguinte: há uma negociação para a compra dos atuais prédios que abrigam a Câmara, na rua João Gonçalves. Se a conversa evoluir, a Casa ficará com o prédio próprio e, ainda, terá o terreno da praça das Pedras para a construção acontecer Deus sabe quando…
Lenga-lenga 3
O terreno comprado recentemente para servir de estacionamento da futura sede, ao lado da praça, entrará como parte da negociação com o dono dos prédios atuais.
Recordar é viver
Confira o que dizia Alan Neto em dezembro, durante a campanha para a presidência: “…dará seqüência à construção da sede própria da Câmara, proposta iniciada por Paulo Carvalho com a cessão da área, no Macedo, pela Prefeitura. ‘Mas quero mudar o projeto original para algo mais moderno. E não quero contratar nenhum Ruy Othake não. Pretendo incentivar alunos de Arquitetura da cidade a enviarem sugestões para o projeto da nossa nova casa’, prometeu. ‘Quero aliar modernidade com responsabilidade com o dinheiro público.’”
Apostas
Se o super-secretário de Governo, Alencar Santana, disputa – com certo favoritismo – a preferência de Almeida pelo apoio à candidatura a deputado estadual no ano que vem com o colega da Educação, Moacir de Souza, já há rumores de que quem vencer dobrará com o secretário da Habitação, Orlando Fantazzini, que poderá concorrer a federal com a ajuda da máquina.
“Está na hora dessa Câmara começar a se mexer. E da base [aliada] chacoalhar o prefeito”
Geraldo Celestino (PSDB), vereador, sobre as cobranças da população por mais produtividade dos parlamentares.
“Despeço-me na certeza de deixar para trás amizades verdadeiras e profissionais que saberão conduzir com maestria as páginas do GH no caminho de um sucesso cada vez maior”
Paulo Manso, jornalista.
Paulo Manso é editor do Guarulhos Hoje