A instalação de uma unidade hospitalar para atendimento exclusivo à mulher ainda continua emperrada. Mesmo com o projeto em andamento, não se tem informações de quando a mesma se tornará realidade em Guarulhos. Segundo disse a deputada federal Janete Rocha Pietá (PT-SP), durante o lançamento do livro Palavra de Mulher – organizado pela Câmara dos Deputados, em comemoração aos 80 anos do voto feminino.
A deputada enfatiza que a maior parte das mulheres do município precisa recorrer ao Hospital Pérola Byington, que é uma referência na saúde feminina em São Paulo. "As guarulhenses deveriam ser assistidas em um hospital específico para a mulher em Guarulhos". Janete considera que a Associação Beneficente Jesus, José e Maria seria o melhor local para a instalação da unidade.
Inclusive, a saúde da mulher foi um dos temas discutidos durante o encontro do Comitê das Nações Unidas para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Comitê Cedaw), em que a deputada participou em Genebra, na Suíça, neste mês.
Além da questão da saúde, o Comitê Cedaw criticou a baixa participação de mulheres no Congresso Brasileiro. Como a coordenadora da bancada feminina, a deputada esclarece que é preciso haver maior participação das mulheres na política. "Democracia é a participação do povo, e 52% do eleitorado brasileiro são mulheres", afirma.
Voto Feminino – Em função da celebração do voto feminino, comemorado nesta sexta-feira, a deputada federal Janete Rocha Pietá (PT-SP) confirma a participação da ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci, no próximo dia 16, na Câmara Municipal de Guarulhos. A ministra das Mulheres provocou uma polêmica ao defender a questão do aborto.
A deputada também comentou que o assunto do voto feminino voltará à tona, e será também um dos temas a serem discutidos em Brasília, no Dia Internacional da Mulher – 8 de março. O lema deste ano será "80 anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder".