Pesquisa eleitoral encomendada pelo Guarulhos HOJE junto ao instituto DataLivre, registrada na Justiça Eleitoral no último dia 22, sob o número SP-00544/2012, ouviu 1.000 eleitores de Guarulhos entre os dias 23 a 25 de agosto.
O resultado aponta que se as eleições para prefeito ocorressem neste momento Sebastião Almeida (PT) seria reeleito com 42% dos votos, já que a soma dos demais candidatos fica em 26%. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.
Carlos Roberto (PSDB) aparece em segundo lugar com 11%, seguido de perto por Alan Neto (DEM), com 10%. Wagner Freitas (PP) aparece com 4% e Jovino Cândido com 3%. Joel Paradella (PSTU) e Ederaldo Batista (PSOL) não pontuaram. 6% declaram votar em branco ou nulo, enquanto 22% se encontram indecisos.
Sebastião Almeida, 53 anos, tenta continuar à frente do Paço Municipal. Quer se eleger e continuar com a hegemonia política do partido na cidade, com o quarto mandado seguido da legenda. Foi deputado estadual por seis anos e presidente do Saae.
Carlos Roberto, 56 anos, tenta pela 3ª vez a cadeira de prefeito. Foi terceiro em 1996 e segundo em 2008. Já foi vereador por dois mandatos, secretário de Turismo e assumiu a cadeira de deputado federal por cinco meses em 2011.
Alan Neto, 51 anos, vereador mais votado no último pleito eleitoral, concorre pela primeira vez a prefeito de Guarulhos. Na gestão de 2009/2010 foi presidente do Legislativo guarulhense. Já foi secretário de Assuntos Legislativos.
Wagner Freitas, 35 anos, é o mais novo dos setes candidatos que pleiteiam o cargo. Vereador em dois mandatos, ele também acumula a função de presidente do diretório municipal do PP, além de ser o segundo vice-presidente da Câmara.
Jovino Cândido, 57 anos, assumiu o Bom Clima, entre 1999 e 2000. Em 2000 perdeu a eleição para o ex-prefeito Elói Pietá por uma margem de pouco mais de 1.100 votos. Foi novamente candidato em 2004 e 2008.
Ederaldo Batista, 47 anos, foi um dos fundadores do PSOL e é o atual secretário de finanças do comitê estadual da legenda. Exerce a função de professor e de diretor executivo do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp).
Joel Paradella, 56 anos, disputa pela primeira vez a eleição majoritária. È um dos fundadores do partido. Foi diretor do Sindicato dos Aeroviários e do Sindicato dos Trabalhadores Públicos (Stap).