Política

Acusado de não cumprir palavra, Alan Neto causa ira de aliados e vê candidatura esfarelar

Alan tem contra si vários episódios que depõem contra sua imagem no período em que foi presidente da Câmara Municipal, entre 2009 e 2010

A pouco mais de 30 dias das eleições municipais deste ano, um dos candidatos ao Paço Municipal vê sua carreira e história política se esfarelar a cada dia. Acusado de não cumprir o que promete, Alan Neto (DEM) causa ira em aliados políticos, principalmente os do PTB, legenda do vereador Eduardo Kamei, que recebeu convite de Alan para ser seu vice.

Para complicar ainda mais a situação, Alan tem contra si vários episódios que depõem contra sua imagem no período em que foi presidente da Câmara Municipal, entre 2009 e 2010.

O presidente do diretório municipal do PTB em Guarulhos, Waldomiro Ramos, ao ser questionado pela reportagem do Guarulhos HOJE, admitiu que foi um erro político seu partido se coligar com o DEM. “Aconteceu uma reunião entre eu, Kamei, Alan e o Tadeu (Jorge Tadeu Mudalen, deputado federal e presidente estadual do DEM) onde ficou acertado que o Alan e o Tadeu iriam trazer dinheiro, através de doações, para ajudar na campanha dos candidatos a vereador do PTB. O acordo não foi respeitado e estamos a pão e água”.

Ramos lembrou o jargão “Tamo Junto”, marca de Alan Neto ao fechar suas parcerias políticas.”Eu fui voto vencido. O Kamei tinha que ter candidatura própria para prefeito e seria a grande novidade das eleições. Mas ele quis coligar com o Alan. Para mim foi um grande erro a junção de DEM com o PTB, ainda mais que tudo o que foi prometido por eles, nada foi cumprido”.

"Ele já pulou o muro faz tempo"

Waldomiro Ramos disse também que, ao contrário do que Alan tenta passar (ser um candidato de oposição ao governo), o vereador que também é presidente municipal do DEM, já ‘pulou o muro’ faz tempo. “Se eu for analisar o comportamento da bancada do DEM na Câmara, eles estão mais para situação do que oposição. Eu acredito que, mesmo com todos os problemas, o Alan e o Kamei cheguem ao segundo turno mas, caso não cheguem, certeza que verei o Alan Neto abraçado com o atual prefeito Sebastião Almeida (PT)”, desabafou. “Quanto ao PTB, iremos decidir no momento adequado”, concluiu ao ser questionado quem o partido poderia apoiar em um eventual segundo turno.

O racha entre DEM e PTB, mesmo ainda coligados, veio à tona após Alan Neto pedir afastamento da Câmara e, com isso, ter retirada sua assinatura para a CEI que investigaria as locações públicas, pelo presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur. “Infelizmente o Kamei perdeu muito com tudo o que aconteceu (CEI) e eu pedi para que ele (Kamei) saísse da coligação. A coligação foi mantida por vontade do Kamei. No entanto, para mim, o Alan não merece mais nenhuma credibilidade”, concluiu.

Alan alardeava mais de 100 mil votos e conseguiu só 36,5 mil

O Guarulhos HOJE ouviu o candidato do DEM, Alan Neto, no fim da tarde de ontem. Segundo ele, o assunto Waldomiro (Ramos) está encerrado. “A campanha está na rua e todos os candidatos a vereador do PTB estão comigo. Se você parar um ônibus e pedir para alguém cantar a música do Alan Neto, tenha certeza que alguém vai saber. Não devo satisfação nenhuma ao Ramos. A época dele já passou. Ele é um ex-político”, disse o candidato.

Durante toda a segunda-feira, ventilou-se que Alan poderia retirar sua candidatura após as críticas que sofreu ao tirar sua assinatura para a composição da CEI que investigaria a Prefeitura na locação de imóveis. Questionado sobre isso, Alan foi enfático. “Vou ser muito claro com você. Nem Deus para a minha campanha. Estamos na rua, estamos muito bem. Tenho certeza que estarei no segundo turno. Tenho muita satisfação pelo Kamei, estamos juntos, e estamos fortes na disputa”, disse o candidato que, nas eleições passadas, em 2010, quando tentou um cadeira para deputado estadual e alardeou que era nome certo na Assembléia Legislativa mas teve apenas 36.572 votos, o que não lhe garantiu nem a suplência estadual.

Tadeu diz que imbróglio é questão municipal

A reportagem do Guarulhos HOJE falou também como deputado federal e presidente estadual do DEM, Jorge Tadeu Muladen, sobre o imbróglio envolvendo as siglas em Guarulhos. Em resposta, o deputado afirmou que tem um apreço muito grande pelo presidente do diretório municipal do PTB, Waldomiro Ramos, mas que a questão deve ser resolvida em âmbito municipal, sem participação do estado.

Mais votado em 2008, vereador assumiu presidência da Câmara

Alan Neto assumiu a presidência da Câmara dos Vereadores no início de 2009, logo após as eleições municipais de 2008, quando foi o vereador mais votado da cidade com 6.582 votos ainda na antiga silga, o PSC. Foi o último êxito do atual democrata nas urnas, uma vez que, nas eleições seguintes, quando concorreu para deputado estadual em 2010, teve baixa votação na cidade.

Posso ajudar?