Política

Delegado da seccional de recebe Comissão de Segurança Pública

A Comissão de Segurança Pública e representantes dos condutores de vans escolares se reuniram com o delegado assistente da Delegacia Seccional de Guarulhos, Wilson Baccan, para discutir sobre roubos e furtos de van escolares do município.

A reunião, que aconteceu na terça-feira (4), contou com a presença do vereadorToninho Magalhães Filho (PTC), integrante da Comissão.

O vereador expôs ao delegado as ocorrências de roubos e furtos de vans escolares no município. "Os condutores informaram que,há cerca de seis meses, os índices de roubos estão aumentando", disse Toninho Magalhães Filho. O parlamentar lembrou que a Comissão já fez uma reunião com condutores e com o coronel Glauco Silva de Carvalho, da Polícia Militar, para tratar do assunto.

Edson de Oliveira, representante da categoria de condutores de vans escolares, destacou que as ocorrências acontecem tanto no período de trabalho quanto no período de folga dos trabalhadores. "Estamos preocupados com a situação", afirmou.

Para a presidente do Sindicato dos Condutores Escolares, Ione Garcia, o medo maior é com a segurança das crianças e dos próprios trabalhadores. A presidente também apontou que muitos veículos roubados podem ser levados para desmanches.

Com base em tudo o que foi exposto, o delegado assistente Wilson Baccan decidiu fazer um levantamento mais específico para saber em quais circunstâncias esses delitos aconteceram. "Faremos uma filtragem para ter mais detalhes, como as características dos meliantes, o modus operandi, em que ocasiões acontecem os roubos, os locais, entre outro detalhes", ressaltou o delegado.

Segundo Baccan, a Polícia Civil faz o trabalho de investigação e o policiamento de rua é uma atribuição da Polícia Militar. Ele destacou que os dois órgãos atuam juntos no trabalho de fiscalização de flagrantes em desmanches.

O delegado assistente ainda ressaltou a importância de registrar o Boletim de Ocorrência, principalmente para posterior análise dos casos de roubos.

Os participantes do encontro já marcaram outra reunião para o final do mês. Na ocasião, Baccan apresentará o levantamento dos dados e fará apontamentos técnicos para debater quais ações poderão ser realizadas.

Posso ajudar?