Tratam-se da reforma política por iniciativa popular, denominado Eleições Limpas, e a proposta de PEC que estabelece o máximo de dois mandatos – M2M para cargos eletivos.
O Projeto de iniciativa popular Eleições Limpas, elaborado pelo MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – o mesmo que idealizou “A Ficha Limpa”. A proposta é colher um grande número de assinaturas, 1,5 milhão, para que possa ser apresentado na Câmara Federal como projeto de iniciativa popular para a reforma política, ELEIÇOES LIMPAS. O projeto pode ser baixado na integra nos sites abaixo.
E o M2M – Máximo 2 Mandatos, lançado no dia 22 de junho de 2013, em São Paulo, é iniciativa do MCCE do Estado de São Paulo. Um abaixo assinado, buscando o maior número de assinatura de apoio, para a redução dos mandatos legislativos consecutivos, como já é para o executivo, ou seja, no Máximo 2 Mandatos, uma reeleição, e apresentar a proposta para emenda à Constituição proibindo parlamentares que já exerceram dois mandatos consecutivos a se candidatar a uma terceira reeleição. Atualmente, a possibilidade de reeleição de parlamentares é ilimitada, ou seja, o atual sistema favorece a perpetuação do político no cargo, o que gera políticos profissionais.
Mandato político não é profissão!
Também se pode obter material da proposta M2M no blog http://mccesaopaulo.blogspot.com.br/ – para ELEIÇOES LIMPAS no site https://eleicoeslimpas.org.br/ – informações sobre o MCCE: www.mcce.org.br/
É possível fazer assinaturas por via eletrônica nos sites Avaaz http://www.avaaz.org/po/ e Change http://www.change.org/pt-BR