A Comissão de Higiene e Saúde Pública, por meio dos vereadores Dr. Alexandre Dentista (PSDC) e Toninho da Farmácia (PRP), verificou a situação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Santa Lídia e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primavera e Jardim Belvedere. O parlamentar Romildo Santos (PSDB) também acompanhou as visitas, que aconteceram na manhã de quarta-feira (30).
Romildo Santos recebeu reclamações de munícipes sobre a falta de estrutura da USF Santa Lídia e foi ao local verificar. Ele tirou fotos das instalações e repassou as denúncias para que a Comissão de Higiene e Saúde Pública pudesse fazer apurações.
Os três parlamentares detectaram que a USF Santa Lídia não possui espaço ou estrutura suficiente para proporcionar aos cidadãos um bom atendimento. Durante a verificação, os vereadores comprovaram que há problemas com a acessibilidade do local, armazenamento de produtos, estoque inadequado de medicamentos e falta de espaço para a própria equipe do USF se reunir.
Romildo Santos destacou a improvisação de locais para guardar alguns itens. “Há produtos de saúde, açúcar, materiais de limpeza e instrumentos administrativos armazenados na mesma sala”, disse. Toninho da Farmácia reforçou a questão da falta de espaço. “Não há estrutura, por isso, é preciso uma ampliação urgente, pois há muitas pessoas trabalhando em um espaço muito pequeno”, salientou o vereador.
O parlamentar Dr. Alexandre Dentista lembrou que quem sofre mais com essa situação são os funcionários e os pacientes. Os vereadores acreditam que é preciso construir uma nova unidade para que haja espaço para atender toda a demanda da USF.
UBS Primavera e Jardim Belvedere
Os parlamentares foram até a UBS Primavera e perceberam que falta um pouco de espaço e aproveitaram para visitar as obras de construção da sede própria da UBS, que, segundo moradores do local, já está há um ano e meio em construção. Os vereadores viram que as obras estão paradas e há denúncias de que os materiais de construção foram roubados.
Na UBS Jardim Belvedere, os parlamentares verificaram que, por causa do crescimento da demanda local, o lugar precisa de uma ampliação e há espaço suficiente para isso.
Cobrança
O presidente da Comissão, Dr. Alexandre Dentista disse que conversará com o secretário de Saúde para tentar resolver a situação dos três locais. Segundo ele, a Comissão cobrará o Executivo para a construção de uma nova sede da USF Santa Lídia, o término das obras da UBS Primavera e a ampliação da UBS Belvedere.