Apesar da proposta prever levar para diferentes bairros de Guarulhos as sessões da Câmara Municipal, por meio “Câmara Itinerante”, um projeto que – segundo o presidente da Casa, vereador Jesus (PDT) – não teria custos extras ao Legislativo, a ideia não tem a simpatia de todos os parlamentares. Eles se dividem sobre a questão. Em levantamento realizado pelo GuarulhosWeb, 21 parlamentares se manifestram ser favoráveis ao projeto.
O Projeto de Lei se encontra sob análise da Comissão de Finanças da Câmara Municipal. Caso seja aprovado, existe a possibilidade de entrar em votação antes mesmo do recesso parlamentar previsto para o primeiro dia de julho.
"Nós vamos conseguir atingir um número maior da população. Vejo que hoje nós estamos em um grande centro, na área central, e muitas pessoas não participam das sessões. Agora quando você consegue levar o projeto da Câmara Itinerante até o bairro, você consegue alcançar um maior números de pessoas e dessa forma ouvir as demandas da população", justificou Professor Jesus, que é o autor da proposta.
A mesma atividade já é realizada Câmara Municipal da Capital, que realiza Sessões Plenárias aos sábados em locais distintos. Na cidade de São Paulo o custo operacional é de R$ 40 mil por sessão, diferente do proposto por Jesus. Segundo ele, as atividades extras do Legislativo não terão custo algum para o formato que ainda está para ser definido. "Aqui não terá custo. Vamos procurar prédios da Prefeitura e espaço público para que possamos nos adequar. Seria uma vez por mês ou a cada dois meses", esclareceu.
Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo GuarulhosWeb entre os parlamentares, o PL seria aprovado com ressalvas quanto ao custo operacional e até desconhecimento sobre a elaboração da proposta, caso do vereador Daniel Soares (DEM). "Não conheço o projeto e não posso opinar sobre ele", explicou.
Confira de que forma os parlamentares avaliam esta proposta;
*Tico Emerson (PTdoB) = Indeciso
*Guti (PV) = Favorável
*Paulo Sérgio (PR) = Indeciso
*Verinha Souza (PTdoB) = Licenciada
*Laércio Sandes (PMN) = Contra
*Laércio Pereira (PT) = Favorável
*Edmilson Americano (PHS) = Indeciso
*João Barbosa (PRB) = Favorável
*Daniel Soares (DEM) = Não conhece o projeto
*Rômulo Ornelas (PT) = Favorável
*Samuel Vasconcelos (PT) = Favorável
*Maurício Brinquinho (PT) = Favorável
*Rogério Santos (PSD) = Favorável
*Pastor Anistaldo (PSB) = Favorável
*Novinho Brasil (PTN) = Favorável
*Toninho Magalhães (PTC) = Favorável
*Toninho da Farmácia (PRP) = Favorável
*Eduardo Barreto (PCdoB) = Favorável
*Marisa de Sá (PT) = Contra
*Eneide Lima (PT) = Favorável
*Dona Maria (PT) = Favorável
*Claudilson Pezão (PT) = Favorável
*Vitor da Farmácia (PROS) = Contra
*Romildo Santos (PSDB) = Favorável
*Geraldo Celestino (PSDB) = Favorável
*Gilvan Passos (PSDB) = Favorável
*Professor Jesus (PDT) = Favorável
*Elmer Japonês (PSC) = Contra
*Serjão Inovação (PSL) = Favorável
*Heleno Metalúrgico (PDT) = Contra
*Alexandre Dentista (PSDC) = Favorável
*Ramos da Padaria (PP) = Indeciso
*Luiz Matogrosso (PP) = Contra
*Marcelo Seminaldo (PT) = Indeciso