O trabalho em torno do processo de impeachment do prefeito Sebastião Almeida (PT) durou menos de 15 dias. Isso porque o presidente da Câmara Municipal, Professor Jesus (DEM), que havia aceitado o pedido de cassação do mandato do Chefe do Executivo realizado pelo representante do Solidariedade Maurício Siqueira, na sessão plenária desta terça-feira, 29, anunciou que voltou atrás e decidiu pelo arquivamento. Depois de ser atacado em plenário por parlamentares da oposição que condenaram essa decisão, o mandatário partiu para o contra-ataque.
“Tem alguns vereadores que querem palanque. Se eles realmente são oposição, por que eles deixaram um vereador, que na realidade nem está como vereador e é suplente, entrar com o impeachment? Teriam de fazer o trabalho que o vereador suplente fez”, declarou Jesus, sobre as críticas realizadas pelos vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Guti (PSB).
Entretanto, o ex-pedetista e agora Democrata entende que houve uma contradição em seu posicionamento relacionado ao processo de cassação do mandato de Almeida. Segundo o mandatário, não era viável dar continuidade a este procedimento, principalmente depois da Câmara Municipal ter aprovado, inclusive com seu voto a favor, as contas do prefeito rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCU).
“Nós tínhamos aprovados as contas e depois reprovarmos. Então, verificamos com o jurídico da Casa e achamos por bem arquivar o pedido de impeachment do prefeito", explicou.
Já o prefeito Sebastião Almeida ressaltou que o Legislativo guarulhense representado pelo vereador Professor Jesus não encontrou fundamentos necessários para que os procedimentos fossem a diante. Na última sessão plenária, Jesus havia convocado a formação da Comissão Especial, que contaria com 21 parlamentares.
“O presidente acabou de me informar agora pela manhã que ele pediu para fazer uma revisão na decisão que havia tomado de encaminhar para análise e depois ao plenário, e revendo o pedido apresentado não encontrou fundamento que justificasse a sua manutenção. Então, ele está solicitando o arquivamento do pedido de impeachment”, disse Almeida antes de Jesus informar sua decisão em plenário nesta tarde.