Política

ELEIÇÕES – Promotor afirma que imbróglio no PV ainda vai longe

Em entrevista ao GuarulhosWeb, o promotor eleitoral Marcos Bento da Silva revelou que a disputa política pelo comando do Partido Verde guarulhense pode modificar o panorama da disputa eleitoral para a Prefeitura e Câmara Municipal. A legenda realizou uma convenção com uma comissão executiva e dias depois elegeu outra. Em ambas existem divergências quanto a inserções em coligações majoritária e proporcional.
 
No entanto, a reportagem obteve a informação de que a ala capitaneada pela ex-presidente Paula Gonçalves era a favor de uma composição mais enxuta na formação do quadro para a disputa ao Legislativo e da cessão de um integrante para compor a chapa majoritária do PSD, comandada pelo empresário Miguel Martello. Dias depois da realização da convenção realizada em 24 de julho, o grupo político do ex-prefeito Jovino Cândido assumiu a direção do diretório municipal e empossou na presidência Dario Silva.
 
“Não temos uma definição sobre as aprovações ou não das candidaturas porque Guarulhos enfrenta um problema sério que houve na convenção do PV”, explicou o promotor eleitoral. 
 
Marcos Bento da Silva não descarta a possibilidade de haver uma verdadeira batalha nos tribunais pelo controle da sigla na cidade. Caso o grupo de Paula recupere a administração, é possível que a chapa majoritária encabeçada pelo PSD, de Fausto Martello, possa sofrer modificação ou até ser impugnada. Entretanto, em caso de parecer favorável ao grupo de Jovino, as coisas permanecem como estão. Jovino Cândido é vice-prefeito de Martello.
 
“Todos esses aspectos e assuntos estão pendentes quanto a sua decisão e consequentemente são questões prejudiciais que serão analisadas em conjunto, até porque uma depende da outra e com certeza também quem eventualmente perder essa ação vai recorrer ao TRE. Com certeza ela vai ficar pendente até que o TRE decida esta questão”.
 
O promotor também revelou que no decorrer deste período eleitoral o Ministério Público vem recebendo diversos pedidos de impugnação de candidaturas, sejam elas para vereador ou prefeito. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Guarulhos possui 1193 candidatos a vereador e 9 a prefeito. No entanto, uma das mais registradas são aquelas por propaganda patrocinada na internet. “Esses pedidos deverão ser julgados até este dia 12 de setembro, conforme prevê calendário eleitoral”, declarou Silva.
 

Posso ajudar?