A exatos 20 dias do pleito eleitoral que define para os próximos quatro anos o sucessor do prefeito Sebastião Almeida (PT) e os 34 vereadores da próxima legislatura, a Justiça Eleitoral, até o presente momento, avaliou 46% dos pedidos de candidaturas para participação neste processo eleitoral. Paralelamente estão sendo julgadas as nove solicitações para a disputa pelo Poder Executivo.
Para o pleito a ser realizado em 2 de outubro deste ano, Guarulhos conta com 1194 candidatos à disputa por uma das 34 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal, além de nove solicitações de candidaturas ao Paço Municipal. A cidade é a segunda do País na disputa de vereadores, com 34,5 candidatos por cadeira. Belo Horizonte ocupa a primeira colocação.
Dos quase 1200 pedidos realizados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Justiça Eleitoral avaliou 542 delas. No entanto, deferiu e tornou apta a participar do processo eleitoral 536. Ou seja, 45% dos postulantes, até o momento, já terão de forma garantida seus respectivos nomes ou alcunhas disponibilizados na urna eletrônica no dia 2 de outubro.
Entretanto, o prazo para publicação oficial das condições de participação no processo eleitoral deste ano se encerra nesta segunda-feira, 12. Contudo, o GuarulhosWeb obteve a informação de que, pelo alto volume de candidatos, esta apreciação pode se estender pelos próximos três dias. Faltam ainda 652 pedidos para o julgamento da Justiça Eleitoral, o que representa 54% das intenções.
Mas para sete candidatos a possibilidade de participar da festa cívica nacional acabou mais cedo e antes da hora. Os candidatos Adilson de Deus (PMB), Galego (DEM), Paçoca (PTB), Sandro Cenoura (PRTB), Zé Bezerra (DEM), Adalva (PT) e Professora Tânia Kaiser (PRB) tiveram suas solicitações indeferidas ou inaptas. Destes, apenas o representante do PRTB não reuniu condições necessárias ao registro. Os demais desistiram. O nome deles não irá constar na urna eletrônica.