Não poderia deixar de terminar o domingo sem me manifestar.
Primeiro, é fundamental cumprimentar o candidato Guti (PSB) que terminou o segundo turno destas eleições com incríveis 481.541 votos, o que representou 83,50% dos votos válidos. Este número é apenas 0,62% diferente da última pesquisa contratada pelo GuarulhosWeb junto ao Interativa, que cravou na última sexta-feira que o candidato do PSB teria 82,82%.
Por causa desta e da primeira pesquisa divulgada no dia 13, que apontava larga vantagem de Guti, tanto este profissional – que tem 25 anos de jornalismo – como o GuarulhosWeb, um veículo que existe há 17 anos, passaram a ser contundentemente atacados, principalmente, por simpatizantes da candidatura de Eli Corrêa Filho (DEM), o grande perdedor deste embate, que não conseguiu nem manter a votação conquistada no primeiro turno. De 135.134 votos obtidos em 2 de outubro, caiu para 95.161, ou seja 40 mil votos a menos.
Seria capaz um veículo de comunicação ser responsável por tamanha derrota? Óbvio que não. Alguns, movidos por paixões políticas ou interesses escusos – acusaram o GuarulhosWeb de fazer campanha para Guti, no sentido de desestabilizar a candidatura adversária. Mas o veículo de comunicação nunca teve candidato. A direção do portal apenas fez o que sempre fez: jornalismo. E jornalismo implica qualidade, credibilidade e distanciamento.
Diferente do que ocorreu no primeiro turno quando alguns veículos trabalharam para campanhas e publicaram pesquisas sem o mínimo de credibilidade, o GuarulhosWeb fez a contratação. Pagou com seus recursos o Interativa Pesquisas, um instituto que tem credibilidade e que já atua em Guarulhos há pelo menos seis anos. Fez tudo como manda o bom jornalismo.
Assim que o primeiro registro foi feito na Justiça Eleitoral, o GuarulhosWeb informou que o trabalho iria para as ruas e que o resultado seria divulgado no dia 13. A mesma situação se seguiu na pesquisa divulgada no último dia 28, sexta-feira. Ou seja, sem qualquer manipulação de resultados. Os números seriam – como foram – divulgados independentemente dos resultados que trouxessem.
Por isso, é com grande satisfação que hoje Guarulhos pode atestar que o resultado das pesquisas foi praticamente o mesmo das urnas. Isto demonstra que existe sim imprensa séria nesta cidade. Que é possível fazer jornalismo de verdade. E que o trabalho deste jornalista e dos profissionais que fazem deste GuarulhosWeb o mais importante veículo online do município precisa ser respeitado. Ninguém, que nos conhece, poderia em sã consciência acreditar que tantos anos de jornalismo e credibilidade seriam colocados em jogo por causa de uma eleição.
Parabéns, Guarulhos.