Política

Guti se destaca como o prefeito eleito com maior votação proporcional do país

Com os 83,5% dos votos válidos, Guti (PSB) – além de ser eleito o prefeito de Guarulhos – terminou este segundo turno com a marca de maior votação proporcional entre todos os candidatos que disputaram as eleições neste 30 de outubro. Na votação nominal, ele ficou com o 9º lugar no país, com seus 481.541 votos obtidos. 
 
As marcas de Guti neste segundo turno são impressionantes. Ele conquistou algo que poucos conseguiram até hoje: a preferência da maioria absoluta do eleitorado. Os 481.541 votos representam 53,33% de todos os eleitores aptos a votar. Se considerar apenas os 699.497 que compareceram às urnas, Guti obteve 68,84% do eleitorado. 
 
Os resultados colocam Guti em uma situação privilegiada do ponto de vista político, já que no primeiro turno a coligação dele fez apenas quatro vereadores, o que poderia representar grandes dificuldades para ele obter apoio na Câmara Municipal. No entanto, apoios recebidos ao longo do segundo turno já abrem o leque para que o prefeito eleito obtenha uma situação melhor na Casa de Leis. 
 
O PT, que se manteve neutro pregando o voto nulo, fez sete vereadores. Já a coligação que apoiou Eli Corrêa Filho (DEM) contava com 13 parlamentares, sendo que alguns já conversam com o grupo liderado pelo PSB. 
 

Posso ajudar?