Cidades

Renovação também na Câmara Municipal

A renovação de vereadores na Câmara Municipal ficou na casa dos 44%. Ou seja, de 34 parlamentares, apenas 15 são caras novas em relação ao atual mandato. Dois estão de volta e tem ainda a ex-deputada federal Janete Pietá que, pela primeira vez, ocupará uma cadeira no legislativo local. Ou seja, diante da insatisfação da população em relação ao mundo político, era de se esperar que ocorresse o ingresso de mais nomes debutantes na política. 
 
No entanto, apesar da maioria reeleita, diante do novo quadro que se apresenta em Guarulhos e no Brasil, precisamos sim que ocorra uma expressiva mudança no comportamento de nossos vereadores, a começar pela forma que eles escolherão o novo presidente da Câmara Municipal. Infelizmente, pelo que já se fala nos bastidores, a cidade corre o risco de assistir um velho filme, em que os mesmos atores voltam a utilizar de velhas artimanhas para saírem vitoriosos na disputa que ocorrerá em 1º de janeiro de 2017. 
 
Apesar de saber que as cartas já estão marcadas, seria de bom tom que os nobres 34 vereadores eleitos pela vontade popular no último dia 2 não se rendessem às ofertas milionárias que já se fazem nos bastidores. A renovação que se dará na Prefeitura, com a escolha do prefeito mais jovem da história da cidade, sendo ele Guti ou Eli Corrêa Filho, deveria ser seguida pelos nobres edis. 
 
O presidente da Câmara Municipal é o chefe máximo de um dos três poderes. No comando do Legislativo, ele tem o poder de encaminhar todas as relações com o Executivo, sendo o ponto de equilíbrio para que um prefeito possa ou não ter sucesso em seus encaminhamentos junto aos vereadores. Tem nas mãos um orçamento próximo aos R$ 100 milhões, sendo responsável direto por contratações de empresas e prestadores de serviços. Ou seja, é o homem da caneta. Por este motivo, alguns não economizam esforços ou dinheiro para atingir o objetivo maior. 
 
Cabe então à sociedade, que clama por mudanças, ficar vigilante para perceber os movimentos que já se fazem em busca da cadeira hoje ocupada pelo Professor Jesus (DEM). Neste sentido, o GuarulhosWeb se manterá atento para divulgar as manobras em curso, para que o processo se dê com toda a transparência possível e desejável. 
 

Posso ajudar?