Preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB) representa hoje o que há de pior na política brasileira. Jamais ele, senhor do poder, poderia imaginar que iria passar por esta situação. Diferente disso, sempre se colocou acima da lei e da ordem. Tinha a convicção que, por todo o esquema em que está
envolvido, nunca cairia, já que a teia é tão grande que dificilmente seria atingido. Julgava-se quase um “deus”. Acreditava que estaria blindado para sempre.
Mas o Eduardo carioca que se fez nos esgotos de Brasília é apenas um exemplar dessa espécie de político, que apenas enoja a maioria dos brasileiros de bem e que faz com que muitos de nós acreditem que não exista solução para os problemas, já que eles são todos iguais. Pode até ser que existam muitos parecidos ou idênticos ao Cunha, inclusive aqui em Guarulhos, que tem seus Eduardos com o mesmo perfil do expoente nacional.
Porém, jamais podemos aceitar que isso seja a regra, por mais que as exceções sejam – cada dia mais – exceções propriamente ditas. Diante de tudo que se vê Brasil afora, com as prisões de peixes graúdos nas operações da Polícia Federal, há que se acreditar sim que outros Eduardos, inclusive os de Guarulhos, principalmente aqueles que ainda acham que estão acima da lei e da ordem, que só sabem viver pendurados ou atrelados no poder, tenham o mesmo fim.
Mas para que isso ocorra precisamos estar atentos. Aproveitar que o florescimento desta tal nova política está em alta e exigir mudanças de verdade. Não podemos permitir que velhas práticas sejam mantidas neste momento em que Guarulhos deverá escolher um jovem – Guti ou Eli – para ser o prefeito nos quatro anos. Passa da hora da cidade, representada pela classe política, não se deixar levar por favores pessoais ou ajudas financeiras para repetir os mesmos erros. Afinal, o sol deve nascer para todos e não para apenas alguns privilegiados.
Queira Deus que a Justiça seja feita, não só em Brasília. Que chegue aqui em Guarulhos e pegue também os Eduardos Cunhas que ainda se espalham por aqui em nossos corredores fétidos do poder.
Décio Pompeo Junior é empresário e diretor de Assuntos Institucionais do portal GuarulhosWeb