Cidades

Aniversário sem festa

O prefeito Sebastião Almeida (PT) não conseguiu promover – ao menos – uma inauguração para marcar seu 7º ano à frente da administração para marcar o aniversário de Guarulhos. A programação dos 455 anos previa a entrega de cinco viaturas da GCM ontem, uma missa e apresentação da Orquestra Municipal hoje, além da entrega de pavimentação de algumas poucas ruas amanhã e depois.
 
 
Não é bem assim
 
Em texto para a imprensa, Almeida destaca as conquistas de seu mandato e de seu antecessor Elói Pietá. Diz que, ao longo dos últimos 15 anos, Guarulhos teve “um salto de qualidade sem precedentes no ensino de pré-escola e fundamental”. O atendimento passou de 28 mil para 116 mil alunos por ano na rede municipal. “Tivemos melhorias em equipamentos e contratação de profissionais, além de novas escolas, creches e unidades dos Centros de Educação Unificada (CEUs)”.
 
 
Nem com maquiagem
 
O assunto que tomou conta das redes sociais neste início de semana foi a veiculação nos principais canais de TV da Grande São Paulo (Globo, Band e Record) de anúncios da Prefeitura de Guarulhos mostrando o que seria uma cidade “crescendo junto com você”. Chama a atenção, em uma das peças, a água esverdeada do Lago dos Patos. “Nem com maquiagem, eles conseguem esconder a sujeira em Guarulhos”, relatou um internauta.
 
 
Com que dinheiro?
 
Uma pergunta bem presente nas redes: onde a Prefeitura arrumou dinheiro para pagar as propagandas na televisão? Afinal, há diversos fornecedores – até de produtos e serviços de primeira necessidade – reclamando de falta de pagamento há meses. Tem contas, inclusive com alguns veículos da mídia local, vencidas em 2014, que não foram quitadas até hoje.
 
 
 
R$ 166.025,00
 
Este é o preço cobrado pela TV Globo para a veiculação de um anúncio de 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional
 
 
 
“É lamentável que o guarulhense, além de não ter o que comemorar no aniversário da cidade, assista a Prefeitura usando o dinheiro do povo para comprar espaço na TV e mostrar para a população coisas que ela não consegue ver na Guarulhos de verdade”.
 
Carlos Roberto, empresário e ex-deputado federal (PSDB)