Economia

Barueri terá 62 mil medidores eletrônicos da Eletropaulo

A AES Eletropaulo anunciou nesta quarta-feira um projeto para instalar 62 mil medidores eletrônicos inteligentes na cidade de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Viabilizado a partir da assinatura de contratos no valor de R$ 29 milhões com empresas como Weg, Siemens e Cisco, o projeto prevê a instalação desses equipamentos até 2017.

Os recursos estão associados ao programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o qual a Eletropaulo destinou aproximadamente R$ 75 milhões. O programa da Aneel para a área de rede inteligente é financiado pela Finep e visa o atendimento de 250 mil pessoas, incluindo comunidades de baixa renda, residências, comércios e indústrias.

O consumo de energia na cidade de Barueri saltou de 1.092 GWh em 2008 para 1.234 GWh em 2013, de acordo com a Eletropaulo. Para atender o projeto no município, a Eletropaulo apresentará ainda em 2015 uma casa inteligente, onde será possível conhecer o modelo de distribuição de energia. Até o final de 2016, será a vez da inauguração da subestação Alphaville, com capacidade instalada de 120 MVA de potência, três transformadores e dez circuitos.

Posso ajudar?