O juro do bônus de 10 anos do governo da Alemanha (conhecido como bund) caiu para abaixo de zero pela primeira vez na história no início do pregão desta terça-feira, atingindo -0,003%, ante 0,02% do fechamento de segunda-feira, segundo dados da Tradeweb. A maior demanda pelos papéis, em meio a uma busca por segurança entre os investidores cautelosos, eleva os preços e consequentemente derruba os juros dos bônus. Os títulos de 10 anos dos governos suíço e japonês já possuem rendimentos abaixo de zero.
Os rendimentos de títulos dos governos de países desenvolvidos têm recuado desde o ano passado em todo o mundo, uma vez que os investidores procuram segurança e os bancos centrais empurram suas taxas de juros próximas de zero ou em território negativo.
O Banco Central Europeu (BCE) tem contribuído para a queda das taxas de juros do bund através de seu massivo programa de compra de títulos, que visa reduzir os custos financeiros em toda a zona do euro.
A barreira de 10 anos junta-se uma faixa de outra dívida pública alemã oferecendo atualmente um rendimento zero ou negativo. Na semana passada, o credor alemão Commerzbank AG estimou que quase dois terços do estoque da dívida soberana alemã agora rende abaixo de -0,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.