Economia

Produção de etanol da Petrobras Biocombustível cresce 17% em 2014/15

A Petrobras Biocombustível informou que suas três empresas investidas no setor sucroenergético produziram 17% mais etanol na safra deste ano (2014/15) em relação a anterior. Juntas, as unidades fabricaram 1,23 bilhão de litros do biocombustível. Tal volume representa a soma da produção nas nove usinas das três empresas em que a companhia tem participação: Guarani (SP), Nova Fronteira Bioenergia (GO) e Bambuí Bioenergia (MG). As empresas têm capacidade total de produção de 1,5 bilhão de litros por ano.

De acordo com a Petrobras Biocombustível, a Guarani, que opera sete unidades produtoras em São Paulo, respondeu pelo maior aumento porcentual, de 26%. “O crescimento é resultado da ampliação da área de colheita e da mudança no mix de produtos, que destinou maior volume de caldo para produção de etanol”, destaca, em nota. Ao todo, foram produzidos 756 milhões de litros, sendo 599 milhões do hidratado, usado diretamente no tanque dos veículos, e 157 milhões de anidro, misturado em 25% à gasolina.

Na Nova Fronteira Bioenergia, que tem apenas a Usina Boa Vista, houve aumento de 9% na produção total. Foram produzidos 384 milhões de litros, sendo 108 milhões de anidro e 276 milhões de litros de hidratado. A unidade está localizada em Quirinópolis, sul de Goiás.

Por fim, a Bambuí Bioenergia, que fica centro-oeste de Minas Gerais, registrou queda da produção “em consequência da seca severa que provocou uma quebra de safra de 28% em relação ao planejado”. A redução da produção foi de 9%, com um total de 93 milhões de litros de hidratado.

Posso ajudar?