Economia

Cedrap e Cedri terão reajuste em suas tarifas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 26, o reajuste nas tarifas de duas cooperativas de energia. As novas tarifas vigoram a partir de 31 de agosto. As tarifas da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Alto Paraíba (Cedrap) terão um aumento médio de 11,38%, sendo 11,40% para consumidores da alta tensão e 10,80% para a baixa tensão. A cooperativa atende 5,4 mil unidades consumidoras em Paraibuna (SP).

As tarifas da Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural do Vale do Itariri (Cedri) terão uma elevação média de 14,59%, sendo 14,16% para consumidores de alta tensão e 14,71% para a baixa tensão. A cooperativa atende 2,8 mil unidades consumidoras em Itariri (SP).

A Aneel também negou pedido de revisão tarifária extraordinária feito pela Cooperativa de Eletrificação Lauro Muller (Coopermila). A empresa, que atende consumidores no município de Lauro Muller (SC), pedia um aumento nas tarifas devido aos atrasos nos repasses de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Administrado pela Eletrobras e abastecido com recursos do Tesouro Nacional, o fundo setorial banca subsídios para consumidores com direito a uma tarifa menor. O Tesouro não tem feito aportes suficientes à CDE, o que tem afetado as contas de várias distribuidoras e cooperativas de energia.

Posso ajudar?