Educação

Programa de extensão visa prevenção de violência contra crianças e adolescentes

A iniciativa é da pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, do campus Guarulhos Unifesp Campus Guarulhos desenvolve programa para prevenção de violência contra crianças e adolescentes

Diversas atividades estão sendo desenvolvidas nas escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Guarulhos, especialmente na região do Pimentas. Uma iniciativa da pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, do campus Guarulhos Unifesp, que desenvolve o programa de extensão Escola Protetora, que tem como objetivo oferecer formação continuada na área de direitos humanos na infância.

O projeto atende 157 educadores da cidade de Guarulhos, que estão recebendo 40 horas de formação presencial e 40 horas de formação a distância. O curso é voltado para professores, profissionais de saúde, membros de conselhos tutelares e lideranças comunitárias.  A finalidade é colaborar no combate às diversas formas de violências relacionadas às crianças e adolescentes.

Baseado no princípio da tecnologia social, a iniciativa pretende desenvolver  diversas pesquisas sobre as várias formas de violência ocorrida nas fases iniciais da vida, abrindo perspectivas reais para ações protetoras por parte das universidades, escolas e poder público. 

Participam desta dinâmica de formação os alunos da pós-graduação, bolsistas de iniciação científica e especialistas convidados para tratar de temas específicos.

Faz parte dessa parceria, a Universidade de Warwick da Inglaterra, que acumula pesquisas e ações voltadas para a análise da qualidade de vida de crianças e adolescentes que nascem e crescem nas grandes metrópoles.

Posso ajudar?