O Flamengo venceu por 3 a 0 a Portuguesa Santista, no último domingo, 21, em casa, pela 12ª rodada da Copa Paulista e manteve a terceira colocação no grupo 8. Em manhã chuvosa, Flamengo e Portuguesa entraram em campo com campanhas praticamente iguais em pontos (16) e número de vitórias (4). O rubro-negro só levava a melhor no saldo de gols (3 contra 1 da Lusa). Uma vitória era fundamental, pois, além de manter o Corvo na briga, afastaria um concorrente direto a uma vaga na próxima fase.
O Flamengo começou pressionando. Logo aos 3 minutos, o zagueiro Gustavo cobrou falta na intermediária. A bola repicou no gramado, dificultando a defesa do goleiro luso. No rebote, o meia Vitor Hugo abriu o placar.
"A bola parada é muito importante e pode ser decisiva em um jogo. Conseguimos marcar o gol logo no início. Isso foi importante para o time ter tranqüilidade", disse Nei Silva, técnico do Flamengo.
Mesmo na frente, os jogadores do Corvo não diminuíram o ritmo e continuaram sufocando o adversário em belas jogadas pelas laterais do campo. Aos 12 minutos, o atacante Paulinho fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na área. O lateral Vinicius acertou um lindo chute de primeira, mas o goleiro da Portuguesa, Paulo, fez ótima defesa.
O segundo gol estava maduro e era questão de tempo. Aproveitando novamente o espaço pelas laterais, aos 16 minutos, o atacante rubro-negro Nelson fez cruzamento pela esquerda e, Vinicius, cabeceou sozinho no contra-pé do goleiro adversário.
A Portuguesa tentava chegar ao gol do Flamengo, mas esbarrava na marcação do time de Nei Silva, que diminuía os espaços e saía rapidamente em contra-ataque. Em uma dessas jogadas, aos 37 minutos, o avante Nelson conduziu a bola, driblou o zagueiro lusitano e tocou para Paulinho marcar o terceiro gol do Corvo.
No segundo tempo o Flamengo recuou e esperou a Portuguesa em seu campo. O time praiano tentava criar alguma chance de gol, mas a equipe guarulhense era competente na marcação. Aos 6 minutos, Paulinho entortou o zagueiro da Portuguesa e tocou para Nelson. O atacante invadiu a área e tocou por de baixo das pernas do goleiro lusitano, mas o zagueiro conseguiu tirar a bola em cima da linha, evitando o quarto gol do Corvo.
Durante o restante do segundo tempo, a chuva voltou a cair com mais intensidade e os times pouco puderam fazer. Aos 32 minutos, a Portuguesa teve um jogador expulso, facilitando ainda mais, o trabalho da equipe de Guarulhos.
O último lance da partida foi da equipe da Baixada, em chute por cima do gol. Os torcedores que compareceram ao Ninho do Corvo saíram satisfeitos com o que viram, assim como Nei Silva, que falou sobre o desempenho do time. "Em casa temos que pressionar, não podemos dar chances para nenhum adversário. Os jogadores assimilaram bem o que eu pedi", explicou.
O comandante rubro-negro também enalteceu as jogadas pelas laterais como fator importante para a vitória. "Jogar com três zagueiros me possibilita liberar os meus alas. Isso foi importante para abrir a defesa deles".
Na próxima rodada, sábado, 27, às 15h, o Flamengo enfrenta o Juventus, fora de casa.