O guarulhense Douglas Alves Marcelino, de 17 anos, único na cidade que é bicampeão das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acumulando também seis medalhas consecutivas, se despede de suas atividades, após seis anos de dedicação. O jovem que completa o ensino médio ainda este ano afirma que continuará a incentivar os alunos cidade.
Douglas conheceu as Olimpíadas quando ainda estava na 5ª série do ensino fundamental, na Escola Estadual Homero Rubens de Sá. “Nesta participação eu passei pela primeira fase, na segunda eu consegui a Menção Honrosa. Na época fiquei muito feliz pela conquista, afinal são mais de 19 milhões de alunos participando em todo Brasil, logo depois em 2010 eu conquistei meu primeiro Ouro”, contou.
O jovem conta que viveu experiências gratificantes em suas participações. Entre elas a possibilidade de viajar para o Rio de Janeiro e para Florianópolis onde pode estudar matemática por uma semana.
Em Guarulhos, Douglas, foi homenageado na Câmara Municipal de Vereadores e recebeu o Troféu Landell de Moura. “Às vezes achamos que não é possível conseguir algo que parece distante, mas nada é impossível, o importante é ter metas e não importa o quanto demore. Se você não desistir, sua chance de conseguir é enorme” explicou.
Douglas deixa uma dica para quem pretende participar da OBEMP. “Estude muito, preste atenção nas aulas, entre no site da OBMEP e refaça as provas anteriores, para ter uma noção de como é, principalmente da segunda fase, onde as questões são dissertativas e os alunos devem explicar e exibir os cálculos, bem como o raciocínio empregado”.
Este ano Douglas termina o Ensino Médio. O jovem prestou Enem e Fuvest e pretende seguir a carreira na área de Engenharia.
Apesar de afirmar que matemática não é uma matéria popular e que muitos alunos acreditam não serem capazes de participar das OBEMP, o desejo de Douglas é que todas as escolas públicas de Guarulhos continuem inscrevendo seus alunos nas Olimpíadas e completa: “já deixei claro que se precisarem podem me chamar” encerrou.
Resultados
2009 – Menção Honrosa
2010- Medalha de Ouro
2011- Medalha de Bronze
2012- Medalha de Ouro
2013- Medalha de Bronze
2014- Medalha de Prata
2015- Medalha de Prata (resultado 30.11.2015) Receberá a Medalha em 06/2016
Iniciação Cientifica – Selecionado por 3 anos consecutivos como um dos 200 melhores do Brasil, inclusive em 2014