O município de Guarulhos permanece, pela quinta semana consecutiva, na fase amarela do Plano SP. O anúncio foi felito pelo governador João Doria, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 7/8.
Na etapa atingida por Guarulhos – e demais cidades do Alto Tietê – estão permitidas as reaberturas de bares, restaurantes, salões de beleza e academias, além das universidades, com 35% da capacidade, teatros e cinemas, com limitação de 40% dos assentos utilizados. Entretanto, os setores educacional e artístico ainda não receberam o aval do prefeito Guti para validarem a retomada.
A decisão de manter Guarulhos na fase amarela vale até a próxima sexta-feira, 14/8. Além do município, o grupo, “Grande SP Leste – Alto Tietê”, é composto por Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Todas as cidades, portanto, recebem a mesma classificação. Outras nove regiões do interior avançaram da fase laranja para a amarela. Apenas as áreas de Franca e Registro permanecem na etapa vermelha, que permite somente o funcionamento de atividades essenciais.
Prorrogação da quarentena
Pela nona vez desde o início da pandemia do coronavírus, o governador João Doria prorrogou a quarentena no Estado de São Paulo. Agora, as regras de distanciamento permanecerão até o dia 23 de agosto.