A Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) abriu consulta pública para conhecer o posicionamento do setor privado em relação às negociações comerciais com o Japão e a República da Coreia (Coreia do Sul).
A consulta será feita por 60 dias e as manifestações devem ser encaminhadas por associações ou entidades de classe pelo e-mail [email protected]. As entidades deverão se manifestar a respeito dos itens produzidos por seus associados e sobre os prazos de desgravação (redução de imposto de importação) desejados para os produtos em prazos de até 15 anos, ou mesmo sugerir a exclusão de determinados produtos da negociação de livre comércio.
De acordo com a circular publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 2, a consulta é feita considerando a necessidade de “harmonizar o posicionamento do governo e dos setores produtivos brasileiros” em relação à possibilidade de concessão de acesso preferencial ao mercado nacional de bens para os dois países.