Economia

ACE – Diretor da ACE conta sua história empreendedora em livro

Gerson Santana Silva, o Baiano, conta como se tornou um empreendedor bem sucedido

O que empresários como Abílio Diniz, Silvio Santos e Luiza Trajano tem em comum? A resposta é simples. São considerados grandes empreendedores e que possuem uma vasta história para contar. Assim como eles, Gerson Santana Silva, mais conhecido como Baiano é um exemplo que a persistência pode resultar em sucesso profissional.

A história de Baiano, que hoje é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), tinha tudo para resultar em mais um daqueles relatos de famílias que ao largarem suas origens no nordeste brasileiro para tentar a vida em São Paulo e que acabam fracassando. Com ele a lida foi totalmente diferente. Quando chegou a São Paulo em 1990, morou por apenas três dias nas ruas até chegar a Guarulhos onde fixou residência na casa de conhecidos.

Nesta mesma época, Baiano investiu R$ 190 em uma bancada para iniciar o conserto de máquinas de costuras. De porta em porta, conquistou clientes e de lá para cá, se tornou proprietário de quatro empresas – três lojas da rede Casa de Máquinas do Baiano e uma distribuidora de bebidas que fica no Estado do Rio de Janeiro. Empresas conquistadas por um empreendedor analfabeto.

O analfabetismo só foi superado após o diretor da ACE procurar o Sebrae-SP que o ajudou por meio de capacitações a se tornar um empreendedor de sucesso. "Tinha vontade de crescer e para isto precisava estudar", disse.

Toda a história de sucesso de Baiano resultou em mais um empreendimento: o livro "Baiano – Empresário, Empreendedor e Analfabeto", que até rendeu reportagem no programa "A Grande Ideia" veiculado pelo aos domingos, 8h, pelo SBT. "Este livro é para mostrar as pessoas que não se deve desistir dos sonhos diante dos pequenos obstáculos", contou.

Além de contar a história de Baiano, o livro traz dicas e exercícios para serem praticados pelos empreendedores. O empresário conta que a partir de agora quer levar sua experiência por meio de palestras. "As pessoas tem se apaixonado pelo livro e por isso quero contar minha história pelo país", afirmou.

O livro está sendo vendido a R$ 19,90 e pode ser adquirido em uma das unidades da Casa de Máquinas do Baiano, bancas de Guarulhos, ou pelo site www.casademaquinasdobaiano.com.br .

Posso ajudar?