A Copa do Mundo de Futebol, realizada entre junho e julho, teve uma influência negativa nas vendas dos supermercados mineiros no mês passado. Conforme dados da Associação Mineira de Supermercados (Amis), no mensal “Termômetro de Vendas”, divulgado nesta terça-feira, 29, o faturamento dos estabelecimentos do Estado recuou 2,76% em junho na comparação com maio. Ante junho do ano passado, há alta de 1,15%. Os resultados já estão deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) do IBGE.
A entidade explicou que não houve recuo direto dos gastos dos consumidores no período, mas as vendas foram influenciadas diretamente pelos dias em que as lojas foram fechadas mais cedo devido aos jogos. “Outro fator que pesou nesse resultado foi o número de dias de venda. Junho, com 30 dias, teve quatro finais de semana, enquanto em maio, além de 31 dias, teve cinco finais de semana, que são os melhores dias de vendas”, afirmou a Amis, em nota.
Ao mesmo tempo, conforme antecipado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, as vendas de itens como bebidas e carnes aumentaram em mais de 20% nos supermercados mineiros, mas não foram suficientes para compensar a queda total do faturamento mensal.
De janeiro a junho, o faturamento do setor supermercadista de Minas Gerais cresceu 2,32% ante o mesmo período de 2013. A Amis reiterou o projeção para o ano de um crescimento no faturamento de 3,5% ante 2013. Os dados nacionais, compilados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), serão divulgados nesta quarta-feira, 30, a partir das 11 horas.