A Islândia fechou parcialmente seu espaço áereo e acionou o alerta para os serviços de aviação para o nível vermelho após um vulcão no centro do país ter entrado em erupção. O Ministério da Proteção Civil disse ter delimitado um zona do perigo ao redor do vulcão e proibido voos com altitude inferior a 6 mil pés. Os aeroportos permanecem, entretanto, abertos e as restrições a voos não terão impacto em voos transatlanticos que superem tal atitude.
A erupção começou por volta das 6 horas pelo horário local em uma fissura no campo de lava Holuhraun, com cerca de três quilômetros de extensão, disseram as autoridades. O local está mais ao norte de um outra erupção ocorrida na sexta-feira, disse o ministro. Na sexta-feira, o espaço aéreo foi temporariamente fechado para voos até 18 mil pés em consequência de uma outra erupção.
A erupção ao norte do vulcão Bardarbunga, o qual os cientistas tem acompanhado há mais de uma semana após tremores na região, causam preocupação de que o vulcão entre em atividade. Bardarbung é parte de um amplo sistêma vulcânico sob a imensa geleira de Vatnajokull.