Internacional

Vamos esperar pacientemente até que credores sejam realistas, diz Tsipras

A Grécia vai esperar pacientemente até que as instituições que supervisionam o programa de resgate do país se tornem mais realistas, afirmou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. “Só se pode suspeitar de motivos políticos por trás do fato de as instituições insistirem em mais cortes nas pensões, apesar de cinco anos de pilhagem via memorando”, disse.

Os comentários de Tsipras foram feitos um dia depois de novas negociações entre a Grécia e seus credores fracassarem, abrindo o cenário para declarações veementes. O primeiro-ministro parece acreditar que conseguirá arrancar um acordo mais brando diretamente dos líderes europeus.

A rapidez com que autoridades europeias rejeitaram as últimas propostas do governo grego, no domingo, sugere que Tsipras está colocando todas as suas fichas na reunião de cúpula da zona do euro marcada para 25 de junho. Se isso fracassar, aumentarão as chances de um default sobre a dívida do país e de uma possível saída do bloco.

Tsipras afirmou que seu governo vem negociando com um plano específico e propostas documentadas e acrescentou que seus esforços para cobrir um rombo financeiro não podem ser considerados “sinal de fraqueza”.

“Nós não estamos carregando apenas um passado com dificuldades. Estamos carregando a dignidade do nosso povo e as aspirações de todos os europeus. Não podemos ignorar essa responsabilidade. Não é uma questão de teimosia ideológica. Isso tem a ver com democracia”, declarou Tsipras. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?