O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu nesta terça-feira, 2, analisar o pedido do setor supermercadista de retomar a isenção do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para todos os tipos de carne.
Durante a cerimônia de abertura da feira realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), ele anunciou que um grupo de trabalho será criado pela Secretaria de Estado da Fazenda para estudar uma substituição tributária para o setor e a questão da isenção. “Vamos analisar a questão da substituição tributária, para ter regras iguais, não ter concorrência desleal, e a questão das alíquotas”, afirmou.
Em abril deste ano, o governo acabou com a isenção do ICMS na venda de todos os tipos de carne. A isenção ficou em vigor durante sete anos e foi derrubada por uma taxa de 11%.
O presidente da Apas, Pedro Celso Gonçalves, citou a promessa do governador e disse que a decisão de rever a cobrança “demorou um pouco”. Para ele, o aumento da carga tributária não deve ser a saída escolhida por governantes em tempos de crise econômica.