Esportes

Afastado dos gramados, guarulhense Diego Sacoman confia em retorno

O zagueiro guarulhense Diego Sacoman, que atualmente defende a Ponte Preta, demonstrou inteira confiança em seu retorno aos gramados após tratamento cardíaco preventivo de três meses ao qual terá que se submeter para recuperar de uma hipertrofia do coração. Sua última aparição em campo aconteceu na vitória da equipe de Campinas por 2 a 0 sobre o Náutico, pela Série B do Brasileiro, em 30 de agosto.
 
O problema cardíaco de Sacoman foi descoberto durante os exames que realizava, em Curitiba, antes de sua apresentação oficial ao Atlético Paranaense, equipe que iria defender na Série A. Diante da quadro clínico diagnosticado pelos médicos da agremiação paranaense, o defensor acabou reprovado e por isso retornando à Ponte Preta.
 
Em seu retorno a cidade do interior paulista, o atleta foi reavaliado pelo Departamento Médico e passou por uma série de exames, inclusive em São Paulo. “No momento é preciso que o jogador não faça nenhuma atividade esportiva. Ele deverá passar por um período de repouso e tratamento de três meses e, ao final deles, uma nova avaliação será realizada”, explica o médico Roberto Nishimura.
 
Popularmente conhecida como “coração de atleta”, a doença tem como características ter a dilatação das cavidades do coração em até 45% maiores em relação a de um sedentário, além de levar em consideração a espessura das paredes. Outro aspecto que pode ocasionar o problema são os batimentos cardiácos que podem atingir a quantidade de 30 por minuto, que para a prática de esporte de alto rendimento pode significar um quadro de risco.
 
“Quero agradecer a todas as pessoas que estão torcendo e orando pela minha saúde. Estou confiante de que tudo dará certo e que poderei voltar a jogar bola”, declarou o jogador, que fará a maior parte do tratamento na capital paulista, onde mora a família dele, com supervisão do Departamento Médico da Ponte Preta. 
 

Posso ajudar?