Uma semana depois de ter sido submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula, que estava inflamada, Joel Santana voltou a comandar o Vasco em um treino, neste domingo, depois de não ter dirigido a equipe no empate por 2 a 2 com o Bragantino, na última sexta-feira à noite, em São Januário, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e ficado fora de todas as atividades no clube nesta semana que passou.
O treinador havia recebido alta na última quinta-feira, mas foi aconselhado pelos médicos a não trabalhar no confronto no qual o Vasco marcou dois gols nos acréscimos do segundo tempo para assegurar a igualdade diante da equipe paulista. Na ocasião, o time vascaíno foi dirigido pelo auxiliar Marcelo Salles.
A atividade deste domingo visou o confronto de terça-feira, contra a Portuguesa, às 21h50, no Canindé, pela 28ª rodada da Série B. Mostrando disposição, Joel comandou a equipe normalmente neste domingo e assim garantiu presença no banco de reservas no confronto diante da Lusa.
O Vasco é o atual terceiro colocado da Série B do Brasileiro, com 48 pontos, um atrás do vice-líder Avaí e dois atrás da líder Ponte Preta.