O dia 20 de agosto de 2016 ficará marcado na história do futebol brasileiro, como o dia que a seleção de Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol, Weverton, Rogério Micale e CIA, conquistou o único título que faltava ao futebol brasileiro: a medalha de ouro Olímpica. Mas, para o Vasco Jd.Paraíso, este dia terá um significado ainda maior, o dia que o time que já havia conquistado o estado de São Paulo, com o campeonato amador do estado, no ano passado, ganhou o título inédito do campeonato amador da cidade de Guarulhos.
A conquista do campeonato da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos 2016, veio na terceira tentativa, na terceira final seguida. Nas duas anteriores, o gosto amargo da derrota fez o “menino” que nasceu com o nome de Vasco Vila Real, em 2010, crescer, se transformar em um “Gigante” do futebol amador paulista, com o título do amador do estado, em 2015, se transformar no Vasco Jd.Paraíso. Com a conquista da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos 2016, não seria nenhuma pretensão dos vascaínos do Jd.Paraíso, se um dia fossem conhecidos como o Vasco de Guarulhos.
Para conquistar o título inédito do futebol amador de Guarulhos, o Vasco Jd.Paraíso, jogando neste sábado(20), no estádio Cícero Miranda, os comandados do treinador Fran Santos, venceram o Garotos do América FC, pelo placar de 3 a 0, com gols do atacante Mota, do meia Erick e Gão, contra.
A arbitragem passou despercebida, o que na linguagem do futebol é algo extremamente positiva. O árbitro Tiago Mattos fez uma arbitragem segura, sempre em cima do lance. Quando precisou ser disciplinador, aplicou corretamente os cartões amarelos e o vermelho ao volante Ferreira, que chutou o meia Tutu, do Vasco Jd.Paraíso, fora do lance da bola, já no finalzinho da partida. Os assistentes Lucas Raphael e Josiel Barbosa, também tiveram uma atuação sem erros.
Para o Garotos do América FC, de brilhante campanha, ficou a sensação do dever cumprido e o principal objetivo alcançado, a vaga para disputar o campeonato amador do estado.
OS GOLS DO TÍTULO
O gol que abriu o caminho para a conquista do título, aconteceu aos 9 minutos da segunda etapa. Depois de um primeiro tempo equilibrado, na segunda etapa com algumas alterações importantes do treinador do Vasco Jd.Paraíso, o atacante Sérgio fez ótima jogada pelo setor esquerdo e cruzou rasteiro para a área em busca do artilheiro Mota, no meio do caminho, o zagueiro Gão tentou cortar de carrinho, mas jogou contra o patrimônio, marcando contra,para a festa do torcedor vascaíno.
O segundo gol, foi o mais bonito da partida. E confirmando a frase: Mota em campo, não tem placar em branco. O atacante vascaíno que, entrou na decisão empatado com Roberto Santos(AD Brittu’s), com oito gols, na briga pela artilharia da competição, bastaria um gol para assumir a artilharia isolada da Divisão Especial. Mas, aos 30 minutos, a bola, tantas vezes sua companheira ao longo da sua vitoriosa trajetória no futebol profissional e amador, se apresentou do jeito que o atacante mais gosta. Depois que a defesa do Garotos do América afastou mal, a bola sobrou a meia altura, Mota chutou, sem deixar a bola cair, no canto esquerdo do goleiro Felipe,indefensável, um golaço. O gol que garantiu ao atacante Mota, a artilharia da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos, com nove gols.
O terceiro e último gol da grande final da Divisão Especial do futebol de Guarulhos 2016, foi marcado pelo meia Erick, que havia entrado na segunda etapa no lugar do meia Tigrão. Erick aproveitou mais uma boa jogada do ataque vascaíno, e na pequena área, livre de marcação, chutou no canto esquerdo do goleiro Felipe, para enfim, o torcedor vascaíno soltar o grito de É CAMPEÃO !!!
O FERA DO JOGO
Um dos pontos positivos do Garotos do América FC era,justamente, o meio-campo, com Ferreira, Gabriel e Dan. Por isso, o meia Tutu, do Vasco Jd.Paraíso, sabia que era preciso se sacrificar para parar a principal jogada adversária e deixar o seu companheiro Tigrão, preocupado, apenas, com a criação. Tutu, tomou conta do setor, apareceu pouco para a torcida, mas foi o motorzinho da equipe, o grande nome da partida, o “fera” do jogo.
Aos 28 anos, o paulista Wilton Roberto, vingou no futebol com o apelido de Tutu. Com passagens pela base do Santos e Palmeiras, Tutu esteve no ano passado jogando pelo Itumbiara/GO, onde acredita ter vivido o seu melhor momento no futebol profissional, até o momento.
Esperando propostas do futebol profissional, Tutu, aprimora o seu condicionamento físico, jogando no futebol amador. Apesar de não confirmar a sua presença no amador do estado, com o Vasco Jd.Paraíso, Tutu, comentou a conquista do seu primeiro título no futebol guarulhense.
-Um título importante pra mim, meu primeiro título em Guarulhos. Quando o Celso me convidou, eu aceitei de imediato porque sabia que o Vasco iria montar um grupo forte, que o título era possível pelo grupo. Na partida de hoje, o primeiro tempo foi difícil, mas no segundo tempo, quando fizemos o primeiro gol, nos deu tranquilidade para conquistarmos a vitória. Ainda não posso confirmar se estarei no amador do estado, mas, pretendo ficar – Declarou, o “fera” do jogo, o melhor em campo.
O CAMANDANTE
O treinador Fran Santos é o que pode se chamar de “papa -títulos”. Campeão por equipes diferentes em várias cidades na grande São Paulo, ele foi um dos responsáveis pelo conquista inédita do Vasco Jd.Paraíso. Acostumado a disputar e vencer vários campeonatos na grande São Paulo, Fran Santos, fez uma afirmativa que demonstra que o futebol amador de Guarulhos está vivendo um grande momento. Para o treinador Vascaíno, o título conquistado neste sábado, tem que ser festejado porque foi conquistado no melhor e mais organizado campeonato do futebol amador que ele já disputou.
-Agradeço ao Celso e a toda equipe pela oportunidade de conquistar esse título. Digo com toda certeza, o campeonato amador de Guarulhos é o mais forte e o mais organizado que já disputei na grande São Paulo – Disse, o treinador campeão da Divisão Especial 2016.
O presidente vascaíno, Celso José, também reconheceu a importância do treinador Fran Santos para a conquista do inédito título do futebol amador de Guarulhos para o Vasco Jd.Paraíso.
– O Fran foi uma indicação do meia Buiu, que este ano disputou o campeonato pelo Biricutico/Manguaça. Pouca gente sabe, mas, no mês de janeiro, eu fui até Mauá para acertar com o Fran para a Divisão Especial. Fran é um cara agregador, competente e “cheira título”. A presença dele foi muito importante para essa conquista. O futebol amador de Guarulhos é tão forte que, não tem bicampeão. Todo ano é uma equipe diferente que conquista o título – Declarou, Celso José, presidente do Vasco Jd.Paraíso, aliviado com a conquista, depois de dois vices campeonatos seguidos.
FICHA TÉCNICA
Final da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos 2016
VASCO JD. PARAÍSO 3 x 0 GAROTOS DO AMÉRICA FC
LOCAL : Estádio Cícero Miranda, em Guarulhos/SP
DATA : 20 / 08 / 16
GOLS : Gão (Contra), 9’2ºT , Mota 30’2ºT e Erick 35’2ºT
ÁRBITRO : Tiago Mattos
ASSISTENTES: Lucas Raphael Ferreira Lopes e Josiel Barbosa Cunhado
QUARTO ÁRBITRO: Renailton Soares
REPRESENTANTE : Rosanny
VASCO JD.PARAÍSO
Júlio César, Pestana, Maguila, Vinícius Boi, Henrique; Da Silva(Júlio César), Tutu (Márcio), Cleitinho (Duílio), Tigrão (Erick); Sérgio (Tatu), Mota
Treinador : Fran Santos
GAROTOS DO AMÉRICA FC
Felipe, Wirlei, Gão, Luizão, Leandro; Ferreira, Gabriel(Denis), Di(Jhonny), Dan ; Neizinho(Binho), Desco (Maurício)
Treinador: Amauri Pereira
Mais esporte amador em www.ebolanarede.com.br