Duas das principais estrelas da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial, os surfistas Filipe Toledo e John John Florence decepcionaram neste sábado e foram eliminados logo na terceira fase da competição, disputada em Saquarema.
A queda de Filipinho, sexto na classificação geral desta temporada e campeão da etapa brasileira em 2015, foi bastante polêmica. Logo no início da décima bateria, ele sofreu uma punição por interferência ao atrapalhar uma onda de seu adversário – o norte-americano Kanoa Igarashi – e teve sua segunda melhor nota cortada pela metade. Foi derrotado, assim, por 11,73 a 8,57.
Indignado com a punição, o brasileiro avançou até a cabine dos juízes após a disputa e fez um protesto veemente, gesto que pode resultar em uma severa punição nas próximas etapas do Circuito Mundial.
Outra estrela a ser derrotada foi o havaiano John John Florence, atual campeão mundial, líder da temporada e vencedor da etapa carioca em 2016. Seu algoz foi o brasileiro Yago Dora, que surpreendeu na sexta bateria, dominou o principal favorito da competição e ganhou por um tranquilo placar de 15,50 a 10,16.
Os demais brasileiros que entraram na água neste sábado não tiveram a mesma sorte: Jadson André até fez um duelo disputado, mas perdeu para o sul-africano Jordy Smith por 14,90 a 14,27, enquanto Caio Ibelli foi derrotado pelo australiano Adrian Buchan por 13,16 a 11,24.
Nas demais baterias do dia, vitórias para os australianos: Matt Wilkinson superou o seu compatriota Josh Kerr, Julian Wilson ganhou do português Frederico Morais e Owen Wright eliminou o norte-americano Nat Young.
Se o mar estiver com boas ondas, a quarta fase prosseguirá neste domingo com quatro baterias: a primeira traz um duelo brasileiro entre Gabriel Medina, Wiggoly Dantas e Adriano de Souza, o Mineirinho; a segunda envolve os australianos Joel Parkinson, Mick Fanning e Yago Dora; a terceira desafia Jordy Smith, Adrian Buchan e Matt Wilkinson; e a quarta tem Kanoa Igarashi, Julian Wilson e Owen Wright.