Cinco ônibus foram incendiados na Avenida Dona Belmira Marin, na região do Grajaú, zona sul da capital paulista, na noite desta quarta-feira, 7, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans). Segundo a Polícia Militar, o grupo responsável pelos ataques tinha entre dez e 15 pessoas. Ninguém foi preso.
Por volta das 20h15, os criminosos pararam um coletivo, na altura do número 4.200, e atearam fogo. Depois, mais dois ônibus foram atacados a cerca de 700 metros de distância do primeiro local. Outros dois coletivos também foram incendiados em pontos distintos da avenida.
Todos os veículos incendiados pertenciam à Viação Cidade Dutra, que atende a zona sul da cidade, informa a SPTrans. A empresa recolheu os ônibus durante à noite por receio de novos ataques, mas a circulação foi normalizada na manhã desta quinta-feira, 8.
Não há registro de feridos, segundo afirma a PM. A motivação dos ataques também são desconhecidas. O caso foi registrado no 101º Distrito Policial (Jardim das Imbuias).
Ataques
Na primeira semana de 2015, mais de um ônibus foi incendiado por dia, segundo apontam dados da SPTrans. Após o caso na Avenida Dona Belmira Marin, o número de coletivos atacados por criminosos subiu para nove em apenas sete dias.
A média deste ano é superior à de 2014, quando 132 ônibus foram incendiados no total – cerca de um ataque a cada três dias. Por causa da violência crescente, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou em novembro a criação de uma comissão para tratar de ataques criminosos contra os coletivos.