Economia

Bolsa de Nova York fecha em alta em reação ao anúncio do acordo com Grécia

As Bolsas dos EUA fecharam em alta forte pela segunda sessão consecutiva, em reação ao anúncio de que os chefes de governo dos países da zona do euro concordaram com o novo pacote de ajuda financeira à Grécia, condicionado a uma nova rodada de medidas de austeridade e reformas econômicas que devem ser aprovadas nos próximos dias. “Acho que as pessoas estão contentes porque parece haver algum tipo de solução”, disse Bob Bernstone, diretor de operações com ações do Credit Suisse.

Traders observaram que o volume de negócios não cresceu significativamente, o que indica que o mercado ainda não vê a questão da Grécia como resolvida. “Embora eu esteja vendo um enorme alívio hoje, não estou certo de que esteja tudo resolvido. Há alguns obstáculos para esse acordo. No curto prazo, o primeiro-ministro da Grécia tem muito trabalho a fazer, e vamos ver se isso pode ser feito”, disse a analista Kim Forrest, do Fort Pitt Capital Group.

Ao longo da semana, os investidores também estarão atentos a informes de resultados de empresas no segundo trimestre, entre eles Johnson & Johnson, JPMorgan Chase, Wells Fargo, Bank of America, Intel, Netflix, AMD, Citigroup, eBay, Goldman Sachs, Google, United Health, General Electric e Honeywell. “Temos a sensação de que as pessoas vão ficar cada vez mais nervosas à medida que os balanços forem saindo”, disse Larry Weiss, da Instinet.

Entre os indicadores previstos para a semana nos EUA, os destaques são os índices de preços ao produtor e ao consumidor de junho, a produção industrial, as novas construções de moradias e o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, além do “livro bege” do Federal Reserve e dos depoimentos da presidente do Fed, Janet Yellen, em comitês da Câmara e do Senado.

Entre as ações que mais subiram nesta segunda-feira, 13, estavam as das áreas de tecnologia e consumo, como Apple (+1,91%), Microsoft (+2,06%), Facebook (+2,44%), Amazon.com (+2,72%) e Netflix (+4,01%). Das 30 componentes do índice Dow Jones, a única a fechar em baixa foi Merck (-0,14%).

O Dow Jones fechou em alta de 217,27 pontos (1,22%), em 17.977,27 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 73,81 pontos (1,48%), em 5.071,51 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 22,98 pontos (1,11%), em 2.099,60 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?