Economia

Bolsa de NY reverte ganhos e fecha em leve baixa após noticiário sobre a Grécia

As Bolsas dos EUA fecharam em leve baixa, depois de quatro sessões consecutivas de altas. O mercado operou a maior parte da sessão desta quarta-feira, 15, em alta modesta e sustentou seus ganhos depois de a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, reafirmar em depoimento no Congresso que o Fed deverá começar a elevar as taxas de juro de curto prazo ainda neste ano.

O Livro Bege do Fed não trouxe novidades e não teve impacto nos preços. O recuo no final da sessão foi atribuído às preocupações com a Grécia, exacerbadas com a exibição de imagens de confrontos de rua em Atenas, onde o Parlamento grego está reunido para votar a proposta de acordo com os credores.

“Foi uma reação automática. Parece que logo que a mídia noticiou os distúrbios de rua na Grécia, os futuros do S&P e da Alemanha caíram e o mercado reverteu a alta”, disse Brett Mock, da Jones Trading Institutional Services.

Dois indicadores importantes foram divulgados pela manhã: o índice de preços ao produtor (PPI) subiu 0,4% em junho, quando economistas previam uma alta de 0,2%; o núcleo do índice, que exclui os preços de energia e alimentos, subiu 0,3%, quando a expectativa era uma alta de 0,1%. A produção industrial cresceu 0,3% em junho, quando a expectativa era uma expansão de 0,2%.

“O que as duas estatísticas me dizem é que a economia está em bases bastante firmes, e ambas reforçam o argumento do Fed para elevar as taxas de juro gradualmente”, disse Matthew Kaufler, da Federated Investors.

Entre os destaques da sessão estavam as ações de empresas que divulgaram resultados, como Bank of America (+3,21%), US Bancorp (+3,76%) e Delta Air Lines (+0,76%). Entre as ações de empresas que divulgariam balanços após o fechamento, as da Intel subiram 0,17% e as da Netflix caíram 2,23%.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 3,41 pontos (0,02%), em 18.050,17 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 5,95 pontos (0,12%), em 5.098,94 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 1,55 ponto (0,07%), em 2.107,40 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?